O governador do Colorado, Jared Polis, disse na terça-feira (29) que o primeiro caso da nova variante do coronavírus foi registrado no estado americano.
De acordo com a autoridade, o vírus é da mesma cepa que surgiu no Reino Unido.
Até então, não havia registros da nova variação de Covid-19 nos Estados Unidos.
O governador anexou um comunicado oficial de seu escritório e de autoridades de saúde estaduais dizendo que o indivíduo é um “homem na casa dos 20 anos que está atualmente isolado no Condado de Elbert e não tem histórico de viagens”.
Today we discovered Colorado’s first case of the COVID-19 variant B.1.1.7, the same variant discovered in the UK.
The health and safety of Coloradans is our top priority and we will monitor this case, as well as all COVID-19 indicators, very closely. pic.twitter.com/fjyq7QhzBi
— Governor Jared Polis (@GovofCO) December 29, 2020
O jornal Washington Post relatou que o caso do Colorado é a primeira infecção conhecida da variante do vírus a ser registrada nos Estados Unidos.
Os dois primeiros casos da nova cepa no continente norte-americano foram descobertos no Canadá no fim de semana.
Variante mais transmissível
O governo britânico diz que há motivos para acreditar que a nova cepa que se espalhou pelo país seja bem mais transmissível que outras variantes.
De acordo com o primeiro-ministro, Boris Johnson, a variante pode ser até 70% mais transmissível.
França, Espanha, Itália e Suécia também estão entre os países que confirmaram casos da variação de Covid.
Como o Reino Unido foi o foco inicial da cepa, diversos países adotaram medidas para barrar voos saídos de lá. O Brasil proibiu a entrada de passageiros do vindos do país desde o Natal.