Governo do AM confirma 1º caso de reinfecção pelo coronavírus com variante que chegou ao Japão

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou, nesta quarta-feira (13), o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no Estado. De acordo com a FVS, análise de sequenciamento genético realizado pela Fundação Osvaldo Cruz Amazônia apontou que a reinfecção foi causada pela variante do coronavírus encontrada no Amazonas e que chegou ao Japão.

A paciente é uma mulher de 30 que mora em Manaus e, segundo o governo, já se recuperou da doença.”Trata-se de uma paciente que atende aos critérios de definição de casos como, por exemplo, dois exames positivos de Rt-PCR no intervalo de noventa dias, entre a primeira e a segunda infecção”, informou o governo.

Conforme o governo, análise realizada pela Fiocruz observou que a sequência genética do vírus, presente no segundo episódio (reinfecção), é referente à linhagem B.1.1.28 (K417N/E484K/N501Y), variante a descrita inicialmente em viajantes japoneses.

“No Japão, identificaram uma nova variante que surgiu no Amazonas. Agora, essa variante causou uma reinfecção”, disse o diretor de Inovação e Pesquisa da Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca, responsável pela identificação.

A notificação foi encaminhada no fim da noite de terça-feira (12) para o Centro Estratégicos de Informações de Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, após a confirmação do resultado emitido pela Fiocruz.

Segundo Naveca, há outros casos suspeitos de reinfecção identificados pela Fundação de Vigilância em Saúde e que seguem em investigação.

 

Variações inéditas

 

No domingo (10), o governo japonês anunciou que as autoridades de saúde do país encontraram a variante do vírus em quatro viajantes que estiveram no Amazonas e voltaram ao Japão em 2 de janeiro. O Amazonas é um dos estados que mais sofre com a Covid-19 no Brasil: até esta terça (12), mais de 218 mil foram infectadas, com mais de 5,8 mil mortes.

“A variante encontrada por pesquisadores japoneses a partir de pessoas que estiveram no Amazonas tem uma série de mutações que ainda não tinham sido encontradas. Algumas mutações dela envolvem mutações na proteína Spike, que faz a interação inicial com a célula humana, então isso chama muita atenção”, explicou Naveca.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Governo do AM confirma 1º caso de reinfecção pelo coronavírus com variante que chegou ao Japão