O governador Gladson Cameli admitiu ao ContilNet que deverá solicitar a compra de lotes da vacina Sputnik V, produzida na Rússia, para imunização da população do Acre estimada em mais de 800 mil habitantes.
“Estamos avaliando seguir o exemplo do governo do Maranhão em adquirir as vacinas da Rússia. O que queremos é imunizar a população e virar essa página do Covid-19”, declarou.
Além disso, os membros da Amazônia Legal já estudam adquirir os imunizantes. Segundo dados, o Acre poderá adquirir 700 mil doses da Sputnik, caso haja liberação da Anvisa.
O Ministério da Saúde já manifestou interesse e pretende adquirir 10 milhões de doses de vacinas Sputnik V importadas da Rússia por meio do laboratório União Química, que tem uma parceria para oferta do imunizante no Brasil.
Em meio à pressão, a Anvisa alterou as regras para receber pedidos de uso emergencial de vacinas. Na prática, a agência retirou a exigência de estudos clínicos de fase 3 no país para que a análise para esse aval possa ocorrer. A medida beneficia diretamente a Sputnik, além de abrir espaço para outras vacinas.