Na manhã desta quarta-feira (10), o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento que é 14 metros. Às 9 horas o manancial marcava 14,12 metros. Às 6h, o nível do rio estava em 14,03 metros.
O coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, Cláudio Falcão, disse em entrevista ao ContilNet que o rio já começa a atingir alguns bairros na cidade, além de deixar famílias desabrigadas. Nos bairros Cadeia Velha, Baixada da Habitasa e Seis de Agosto, os moradores já estão sentindo os efeitos da cheia.
“No momento temos três bairros atingidos e duas famílias que devem precisar de remoção”, ressaltou. As equipes monitoram outros bairros.
Falcão disse que a prefeitura e o governo estão empenhados em solucionar os problemas de inundação e assistência às famílias. Segundo ele, o abrigo no Parque de Exposições está em fase final de conclusão. “Faltam apenas os banheiros, o resto está pronto”, explicou, frisando que além do abrigo, seis escolas municipais serão usadas para receber famílias que vierem a ser atingidas pela cheia.
O Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento durante a madrugada desta quarta-feira, 10. Na medição das 9 horas, o manancial está com 14 metros e 12 centímetros.