Rio Branco, Acre,


Sem outro lugar, famílias retornam para casas mesmo com risco de novo transbordamento

O Rio Acre já atingiu a marca de 13,10 m - 40 cm abaixo da cota de alerta -, diz a Defesa Civil

O Rio Acre já se aproxima do nível de alerta (13,50m) na capital acreana. Sua marca já alcançou os 13,10 m, de acordo com a última medição realizada nesta segunda-feira (8).

Mesmo com o aumento, a Defesa Civil de Rio Branco constatou uma retração no nível dos igarapés que transbordaram no fim de semana.

Famílias que foram afetadas pela enchente já começam a retornar para as suas casas nesta segunda-feira, mas o representante do órgão de fiscalização da Capital, major Cláudio Falcão, disse à reportagem do ContilNet que a decisão não é segura.

“Não é uma orientação da Defesa Civil que as famílias retornem agora para suas residências, mesmo com essa retração identificada nos últimos dias. A qualquer momento os igarapés podem transbordar novamente, por conta do aumento do nível do Rio Acre e do volume de chuva”, destacou.

Falcão enfatizou que ainda assim, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros têm ajudado as pessoas no retorno às residências, com a limpeza e transporte de móveis. “Lamentamos tudo isso e damos as devidas orientações, mas entendemos que é uma necessidade voltar para casa quando não se tem outro lugar para ir”, continuou.

Ao todo, foram mais de 3 mil famílias atingidas com o trasbordamento dos principais igarapés, sendo que algumas delas não ficaram desalojadas.

A cota de transbordamento do Rio Acre é 14 m.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up