Passar por uma doença é um momento delicado, porém existem doenças que te dão direito a aposentadoria por invalidez sem a carência, lembrando que para ter direito você precisa ser um segurado do INSS.
No artigo de hoje você conhecerá quais são as doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez.
Como funciona a aposentadoria por invalidez?
Este benefício é concedido por perícia médica do INSS, ele é um benefício de direito do segurado do Instituto Nacional do Seguro Social que se encontram permanentemente impossibilitados de exercerem suas atividades laborais, sem possibilidade de reabilitação em outras ocupações.
Ressaltando que esse é um benefício que é pago durante a incapacidade, por isso ele é avaliado pela perícia médica do INSS a cada dois anos.
Como os demais benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social a aposentadoria por invalidez possui suas regras e requisitos que são eles:
- Carência de 12 (doze) contribuições mensais;
- Incapaz para o trabalho habitual e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, isto é, a incapacidade temporária e social ou incapacidade total.
- Comprovar a doença;
- Comprovar o início da incapacidade.
Como mencionado no texto acima existem situações onde não é obrigatório cumpir os 12 meses de carência são elas:
- Em situações de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho;
- Nos em que o segurado após realizar a filiação junto ao INSS, for acometido de alguma das doenças e afecções especificadas em lista, conforme os critérios de estigma, deformação, mutilação, deficiência ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que mereçam tratamento particularizado.
-
Lista com doenças que garantem a aposentadoria.
Confira agora quais doenças dão direito à aposentadoria por invalidez do INSS: