A Prefeitura Municipal de Saúde (Semsa) suspendeu nesta quinta-feira (20) a vacinação contra Covid-19 em grávidas sem comorbidades.
A suspensão ocorre após recomendação do Ministério da Saúde e foi feita já nas primeiras horas desta quinta e vale, inclusive para os imunizantes Pfizer, que eram os únicos que estavam sendo aplicados nas gestantes.
De acordo com o secretário de Saúde de Rio branco, Frank Lima, apesar da orientação, o Ministério da Saúde não informou o motivo e ele aguarda uma nota técnica que deve ser emitida até a sexta-feira (19). Anteriormente a recomendação suspendia apenas a vacinação com a AstraZeneca por conta de um caso raro de morte de uma gestante de 35 anos por causa de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC) que pode ter ligação com o uso da vacina AstraZeneca.
Ainda conforme o secretário, a imunização segue em grávidas e puerpéras com comorbidades.
A assessoria de comunicação da Semsa informou que o Ministério da Saúde orientou ainda que grávidas que já tomaram a vacina da AstraZeneca deverão tomar a 2ª dose com o mesmo imunizante, mas que devem aguardar o fim da gestação e do período puerpério para completar o esquema vacinal.