“Fui um peregrino a serviço do ensino”, diz Mauro ao deixar a Educação

O agora ex-secretário de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE) Mauro Sérgio se despediu do cargo nesta terça-feira (4) com uma carta destinada a toda a comunidade escolar.

Nos escritos, ele pede desculpas pelos fatos ocorridos na pasta e diz ter “plena certeza” da inocência dos gestores investigados pela polícia no âmbito das operações Pratos Limpos e Trojan, que apuram, respectivamente, fraudes na licitação de compras de cestas básicas para alunos e superfaturamento na aquisição de computadores.

Foto: Mardilson Gomes

“Todos têm a minha solidariedade e amizade! O tempo é o senhor da verdade!”, afirma, antes de pedir que a comunidade escolar não guarde mágoas suas. “Apenas fiquem com a imagem de um ser humano que precisou fazer o bem e que acredita no poder transformador da educação”.

Sérgio, que não é investigado, diz que sai da pasta com a consciência tranquila, mas que não está fora do governo. Ele elencou os avanços de sua gestão, destacando, por exemplo, os resultados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), onde o Ensino Fundamental ficou em primeiro lugar na região Norte e em quinto, em âmbito nacional.

Foto: Mardilson Gomes

Por fim, desejou sorte para a nova secretária, a ex-prefeita de Rio Branco pelo PSB, Socorro Neri, que, na campanha, contou com o apoio do governador Gladson Cameli (Progressistas). “Minha amiga querida e muito competente”.

Foto: Mardilson Gomes

Confira a íntegra da carta:

“Aos Diretores da Secretaria; aos Chefes de Departamentos; aos Coordenadores e Equipes dos Núcleos de Ensino; aos Funcionários e colaboradores amigos da SEE; aos Diretores, Coordenadores de Ensino e Pedagógicos, aos Professores; aos queridos alunos; aos Funcionários de Apoio e demais servidores da Educação Acreana,

Meu muito obrigado por tudo!

Nesses dois anos a frente da SEE sempre buscamos trabalhar visando o melhor para as escolas e alunos da rede estadual. Em nenhum momento o foco foi outro!

Durante este período sempre procurei atender com respeito, carinho e amizade a todos! Nunca coloquei o meu cargo acima dos valores que acredito!

Por isso, peço-lhes desculpas pelos fatos ocorridos! Tenho a plena certeza na inocência dos amigos que estão sendo investigados: Márcio Mourão, Javã, Cléber e Lane. Todos têm a minha solidariedade e amizade! O tempo é o senhor da verdade!

Por fim, gostaria de agradecer ao Governador Gladson Cameli pelo apoio e confiança pelo trabalho que realizamos a frente da SEE e aos demais Secretários (as). Saio da SEE, mas não do governo!

Não posso deixar de reconhecer que este período não foi marcado por atrasos, pelo contrário, mas por avanços, conquistas e por muito trabalho, visando melhorar os indicadores educacionais acreanos!

Basta verificar os resultados do último IDEB, onde o Ensino Fundamental ficou em primeiro lugar na região Norte e em quinto, em âmbito nacional. O ensino médio avançou, mas ainda precisa avançar mais! Por isso, idealizamos, conforme o projeto de governo liderado pelo governador Gladson, as Escolas Vocacionadas que iniciarão suas atividades no dia 10, com o objetivo de desenvolver as aptidões dos alunos e mantê-los por mais tempo na escola.

Deixo a SEE com a consciência tranquila! Pois trabalhei com planejamentos, com projetos educacionais e com a dedicação de uma equipe de profissionais nota dez!

Vital Didonet afirma: “para você me educar você precisa me conhecer”! E foi o que fiz: visitei escolas em lugares distantes e esquecidos de nosso Estado, aldeias indígenas, escolas rurais, algumas delas nunca visitadas por um um Secretário!

Reformamos e levamos melhores condições para muitas dessas escolas frequentadas pelos nossos alunos: segundo prato, uniformes, ônibus escolares, computadores, Chrome books, kits escolares para os alunos do campo, instrumentos musicais para as escolas (kits fanfarras), conjuntos escolares, escolas militares (+ duas neste ano de 2021), Programa Escola em Casa (ensino a distância e apoio pedagógicos para professores e alunos neste período de pandemia), contratações de professores efetivos, apoio pedagógicos e formação continuada aos docentes e equipes gestoras (criamos um Departamento de Formação dos Servidores da Educação, onde se ministram cursos de qualificação profissional), Departamento de Inovação e novas Tecnologias (Viver Ciências nos 22 municípios acreanos, oficinas de robótica para alunos e professores), Implantação em parceria com a Unicef do Programa Busca Ativa visando combater a evasão escolar e etc…

Não fui um Secretário de gabinete, de protocolos e distante de todos. Fui um peregrino a serviço do ensino! Poderíamos avançar mais e obter bons resultados no futuro! Tarefa que será responsabilidade de todos nós que fazemos e acreditamos na educação!

Aos professores da rede e amigos que atuam nos sindicatos e Codep, peço-lhes desculpas por não conseguir obter, um aumento real para a categoria, bem como para os diretores e coordenadores, mas todos são sabedores que não faltou da nossa parte sensibilidade, diálogos e tentativas para atender, levando em consideração o momento em que vivemos, as reinvindicações (VDP, revisão do plano de carreira e a repasse da inflação…).

Saibam que agradeço a todos! Saio de cena, na torcida para que a nova Secretária, minha amiga querida e muito competente, com a sua nova equipe, possam fazer muito mais a frente da SEE! A torcida será grande!

Que o Bom Deus os abençoe! Estaremos juntos com a educação acreana, pois somos educadores e professores e em nossas escolas queremos sempre o melhor!

Deus permaneça sempre com vocês! Não guardem mágoas de mim, apenas fiquem com a imagem de um ser humano que procurou fazer o bem e que acredita no poder transformador da educação!

Abs

Professor Mauro”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

“Fui um peregrino a serviço do ensino”, diz Mauro ao deixar a Educação