25 de abril de 2024

Energisa orienta acreanos como prevenir acidentes com eletricidade; confira!

Em qualquer período do ano, nunca é demais para falar dos cuidados para garantir a segurança e evitar acidentes envolvendo eletricidade. Por isso, a Energisa Acre vem orientar a população sobre alguns cuidados com instalação de bomba d´àgua e mergulhão.

De acordo com o Gerente do Departamento de Operação da Energisa Acre, Tiago Bastos, alguns cuidados simples evitam acidentes que podem ser fatais.

“Se você vai manusear uma bomba d´àgua, por exemplo, é importante estar calçado, observar se o local está seco, desligar o disjuntor geral da residência e testar os fios para saber se estão energizados. Após adotar esses procedimentos é seguro fazer manusear o equipamento. Com energia não se brinca. Qualquer cuidado é pouco. Se ainda assim, o cliente não se sentir seguro, melhor chamar um profissional para realizar o serviço e assim garantir a segurança de todos”, explicou.

É importante reforçar também que a rede de distribuição de energia elétrica não pode ter qualquer tipo de interferência. E caso seja necessário, apenas os profissionais autorizados pela Energisa estão aptos a fazer esse tipo de serviço. “Para atender esse tipo de ocorrência, os técnicos recebem treinamento específico além de utilizem equipamentos de proteção adequados à atividade”, confirmou Tiago.

Para ajudar a garantir a sua segurança e da sua família, a Energisa reuniu algumas dicas preventivas. Confira:

Em casa   

– Evite manusear aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou pés descalços e tocar nas partes metálicas dos objetos, prevenindo o risco de choque.

– Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela. As paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos;

– Em caso de curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa desligue imediatamente o disjuntor.

Na rua   

– Se observar fios caídos, objetos ou pessoas em contato com a rede elétrica, galhos ou árvores entre a fiação não se aproxime e ligue imediatamente para Energisa;

– Ao observar algum objeto que foi arremessado na rede elétrica, como placas, árvores, entre outros, não se aproxime ou tente afastar a fiação. Entre em contato com a Energisa e aguarde em local seguro, longe dos fios.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost