Em cumprimento à uma das 11 medidas anunciadas para a Educação na última quarta (2), o governador Gladson Cameli deve assinar nesta sexta-feira (11) 3 editais de convocação dos professores provisórios e efetivos que foram aprovados nos últimos concursos públicos.
A informação foi dada pela secretária de Educação (SEE), Socorro Neri, que não soube informar, ainda, o exato quantitativo de vagas.
O certo é que o primeiro edital trata do chamamento de profissionais provisórios para atuarem nas Escolas de Campo. O segundo tem a ver com a convocação de professores efetivos para atuarem nas escolas de ensino do Acre, dentro da necessidade apontada pela SEE.
O terceiro e último edital fará a convocação dos professores provisórios para lecionarem nas escolas de ensino rural.
Os documentos devem ser divulgados na próxima edição do Diário Oficial do Estado (DOE), na segunda-feira (14).
“Outros editais para mediadores e demais cargos serão lançados na próxima semana. O governador Gladson Cameli já está com esses três em sua mesa para assinar nesta sexta-feira (11), o que configura mais uma vitória dos profissionais da Educação. Temos buscado muitos incentivos para os profissionais”, argumentou a secretária.
Movimento sindical e paralisação das aulas
O movimento de paralisação das aulas conduzido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), que pede reajuste salarial e correção das perdas inflacionárias, já está completando quase 1 mês.
Neri explicou que o ano letivo já foi iniciado de forma remota e que os diálogos estão acontecendo com a categoria.
“Estamos dialogando dentro do que é possível. O Estado tem limitações jurídicas/legais sobre investimentos e decisões. Por isso, já entregamos às categorias as nossas propostas. Eles estão avaliando”, finalizou a secretária.