17.3 C
Rio Branco
21 julho, 2021 6:31 am

Friale diz que julho será o mês com menos chuvas e mais frio no AC: ‘Poderosa friagem’

POR EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET

O pesquisador Davi Friale publicou nesta quinta-feira (1) em seu site a previsão do tempo para todo o mês de julho no Acre.

De acordo com o mago, esse será o mês com menos chuva e mais frio.

“O mês de julho, no Acre, é caracterizado pela baixa umidade do ar, com dias ensolarados e noites, em geral, frias, como consequência de fortes incursão de massas de ar polar”, comentou.

“É o mês que, em geral, tem registros das mais baixas temperaturas do ano, com mínimas médias de 16,5ºC, em Rio Branco, 17,6ºC, em Cruzeiro do Sul, e 18,8ºC, em Tarauacá”, continuou.

A média esperada de chuvas para o mês chega a 48,7mm no vale do Rio Acre, 48,7mm em Tarauacá, e 59,1mm em Cruzeiro do Sul.

“Deverá ser muito seco e com temperaturas abaixo da média, tendo em vista a penetração de intensa onda de frio polar que começou nos últimos dias do mês anterior”, salientou.

Friale acredita que as noites vão continuar frias, pelo menos nos 6 primeiros dias do mês. “O tempo seco e ensolarado vai predominar na primeira quinzena, sem novas ondas de frio”, disse.

Mais uma poderosa onda de frio poderá chegar ao estado na segunda quinzena de julho.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.