24 de abril de 2024

No dia do Bombeiro, tenente no AC relembra trabalho na pandemia: ‘Sentimento é de gratidão’

Como forma de homenagear os profissionais da segurança que se dedicam em prol de salvar vidas, no dia 02 de julho é instituído o Dia do Bombeiro em todo o território nacional. No estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) organizou, tanto na capital como no interior, uma série de atividades em alusão à data que envolveram torneios esportivos e competições com transmissões ao vivo pelas redes sociais.

A programação começou no dia 17 de junho com uma live ecumênica que contou com a presença de representantes das religiões católica, evangélica e espírita. No decorrer do final de junho, houve torneio de barras fixas feminino e masculino com representantes dos batalhões, provas-simulação de “bomba armar” referentes a montagem de mangueiras acopladas ao caminhão de incêndio, e de equipagem com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de combate a incêndios.

Bombeiros da capital e do interior participam de homenagens e provas | Foto: Ascom/CBMAC

A comemoração, com restrição de público em razão da pandemia de Covid-19, se estendeu no último dia 27 de junho com a corrida em trilhas de sete quilômetros, realizada pela primeira vez entre os militares, e com um torneio de futebol entre as unidades no clube de Associação dos Praças dos Bombeiros Militares do Acre (APBMAC). O fim da programação acontecerá na próxima terça-feira, 06, com a entrega da medalha Dom Pedro II aos bombeiros destaques da corporação.

De acordo com a tenente do CBMAC, Laiza Mendonça, além da promoção de momentos de interação e de agradecimento aos trabalhos realizados pelos bombeiros, a ideia das atividades também visa o exercício da rapidez que se é exigida no atendimento de uma ocorrência. “Estas competições são referentes a treinamentos diários que nós fazemos, de sempre conseguir o menor tempo-resposta ao atendimento das ocorrências”, complementa.

A tenente também enfatiza que se sente honrada em ser bombeira militar. “Durante a pandemia, o CBMAC não parou, pelo contrário, está sempre trabalhando, de domingo a domingo, disposto a qualquer chamado de emergência que recebermos. O sentimento é de gratidão em podermos contribuir, capacitar e treinar para que sempre possamos prestar um serviço de excelência para a população acreana”, destaca.

Militares de Sena Madureira e Rio Branco participaram da “Corrida de Fogo” com obstáculos e percursos de difícil acesso | Foto: Ascom/CBMAC

QUAL A ORIGEM DO DIA DO BOMBEIRO?

A data foi instituída em homenagem à criação do primeiro Corpo de Bombeiros do país na época do Brasil Império, sob comando de Dom Pedro II. O “Corpo Provisório de Bombeiros da Corte”, criado em 02 de julho de 1856 no Rio de Janeiro, foi comandado pelo major João Batista de Morais Antas e surgiu com o objetivo de diminuir a quantidade de incêndio. Antes da instituição desta corporação, as pessoas combatiam o fogo com baldes d’água que passavam de “mão-em-mão”, o que aumentava os riscos de danos maiores.

Atualmente, estes profissionais realizam mais do que a contenção de queimadas. Além de fiscalizarem esse tipo de situação, eles fazem resgate de pessoas em situações de asfixia, afogamento, enchentes, tentativas de suicídio, desaparecimentos em ambientes como matas e florestas, captura de animais silvestres, resgate de outros animais que estejam em risco, além de darem dicas e orientações referentes às formas de se evitar um acidente com fogo, por exemplo

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost