27.3 C
Rio Branco
15 setembro 2021 7:13 pm

Acompanhado de forte ventania, temporal atinge Rio Branco nesta tarde de quinta-feira; fotos e vídeos

Pelo menos uma residência foi atingida no Bosque e previsão é de tempestades de chuvas forte e raios

POR TIÃO MAIA, PARA CONTILNET

Última atualização em 09/09/2021 16:37

A ventania causada mudança de tempo em Rio Branco (AC) na tarde desta quinta-feira (09) atingiu pelo menos uma residência do Bairro do Bosque. Imagens enviadas ao ContilNet por internautas leitores do site mostram a parte interna de uma residência completamente revirada, com móveis praticamente destruídos pela força dos ventos.

O site ClimaTempo, que monitora a temperatura e as mudanças climáticas no país, aponta para avanços de temporais no Norte do país, no Amazonas, Rondônia e Acre. De acordo com a publicação, a semana vai terminar com muita chuva no Norte do Brasil. Nesta sexta-feira (10), a combinação entre o calor e a alta umidade com o avanço de uma frente fria vão estimular a formação de novas áreas de instabilidade na Região.

A situação é de alerta para chuva frequente e volumosa especialmente no sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia. Nessas localidades, inclusive nas capitais Porto Velho e Rio Branco, os temporais serão acompanhados por raios e fortes rajadas de vento. A chuva também acontece a qualquer hora na região de Manaus, mas intercalando períodos de mormaço.

Praticamente todas as outras áreas do Norte do Brasil terão uma sexta-feira marcada por sol, calor e pancadas de chuva isoladas, que acontecem principalmente a partir da tarde. No entanto, a tendência volta a ser de tempo seco e firme no Amapá, no centro-sul do Tocantins e no norte do Pará, incluindo as regiões de Belém, Palmas e Macapá.

No fim de semana, as áreas de instabilidade mais pesadas perdem força na maior parte dos estados do Amazonas, Acre e Rondônia, mas no sábado (11) ainda chove em vários momentos no oeste amazonense e acreano e na região de Porto Velho. As demais áreas recebem pancadas isoladas à tarde.

Já no domingo (12), a previsão se mantém de calor e pancadas de chuva na maior parte do Norte do Brasil, mas o ar seco impede a ocorrência de chuva no Tocantins, no interior do Amapá e em parte do centro-sul paraense. As capitais Macapá e Belém podem recebem chuva entre a tarde e a noite.

Fotos: ContilNet

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.