O Curso de Formação de Professores Bilíngues para Surdos, oferecido pelo Ministério da Educação e a Universidade Federal do Cariri (UFCA), vai abrir inscrições na próxima segunda-feira (04), para professores que atuam na rede pública ou privada, desde que sejam profissionais que trabalhem na área de educação de surdos.
A formação será realizada na modalidade de Educação a Distância (EaD) e tem previsão de iniciar em novembro deste ano e terminar em março de 2022.
Serão abordados e debatidos temas relacionados às políticas e legislações brasileiras, currículo escolar bilíngue, pedagogia surda, entre outros. Dessa forma, o público-alvo da formação são professores que trabalham com estudantes surdos na educação básica e/ou na educação bilíngue.
No mês de agosto, um projeto de Lei que garante a educação bilíngue nas escolas brasileiras foi sancionado determinando o tratamento da educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o Português escrito como a segunda.
Com a medida, será possível promover o incentivo à produção de material didático bilíngue; a formação de professores no idioma Libras; a mudança que determina que Libras seja a primeira língua e o Português escrito como segunda língua; bem como direcionar a atenção para questões linguísticas, identitárias e culturais.