Depois que o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) denunciou a suspensão de cirurgias ortopédicas no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) por interrupção de contrato, nesta quarta-feira (10), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) tomou providências sobre o caso.
A empresa Inao, que realizava atendimentos e cirurgias ortopédicas (atendimentos ambulatoriais, procedimentos eletivos e urgências), chegou a retirar os seus equipamentos da unidade.
“Com a falta do serviço, pessoas que chegaram com fraturas, amputações ou qualquer outro tipo de trauma ortopédico não foram atendidas e formaram filas gigantescas”, denunciou a categoria.
O sindicato disse que a situação perdurou até esta quinta-feira (11).
A reportagem do ContilNet entrou em contato com a Sesacre para obter esclarecimento sobre o assunto.
Em nota, a secretária Paula Mariano disse que a situação já foi resolvido porque outra empresa ganhou a licitação.
“Os pacientes estão sendo atendidos, outra empresa ganhou o processo”, explicou.
A direção do Pronto-Socorro desmentiu o Sindmed e declarou que “não houve suspensão dos serviços em razão da unidade ter outras salas e espaços que podem ser utilizadas para o atendimento desse público”.
“A empresa ganhadora do processo licitatório já está realizando as devidas instalações dos equipamentos e estabelecendo os fluxos de atendimento, uma vez que não houve suspensão dos serviços em razão da unidade ter outras salas e espaços que podem ser utilizadas para o atendimento desse público”, informou.
“A direção salienta que a equipe de profissionais já está completa, realizando os procedimentos de pequeno porte, enquanto os equipamentos da sala cirúrgica são instalados”, finalizou.