Liga das Américas de Basquete começa nesta sexta com clássico entre Flamengo e Boca

A Liga das Américas de Basquete, também conhecida como Champions League Américas, divulgou nesta semana os confrontos da fase de grupos da competição, que começa nesta sexta-feira (10) e vai até março de 2022. Os jogos serão disputados em formatos de sede, com cada equipe sediando uma rodada, assim como na última edição. Além do atual campeão Flamengo, São Paulo e Minas são os brasileiros que estarão na briga pelo troféu.

Os dois primeiros colocados de cada grupo, que contam com três componentes, se classificam para o Final 8, que começa no dia 6 de abril, com a realização das quartas de final. As semifinais estão marcadas para o dia seguinte, enquanto a disputa pelo terceiro lugar e a final acontecem em 9 de abril. Vale lembrar que o campeão da Liga das Américas garante vaga na Copa Intercontinental 2023.

Grupos e sedes

 

O Grupo A é o único sem brasileiros e tem como componentes Cangrejeros-POR, Real Esteli-NIC, e Edmont Stingers-CAN. Já o Grupo B, onde está o São Paulo, também tem Nacional-URU e Quimsa-ARG. A primeira rodada acontece na Argentina e a segunda em Montevidéu, no Uruguai. O Tricolor Paulista encerra a fase de grupos em casa, no Ginásio do Morumbi.

O Grupo C, que tem o Minas como representante brasileiro, tem como outros componentes o Bigua-URU e o Obras-ARG. A equipe de Minas Gerais estreia em seu ginásio, viajando posteriormente para Montevidéu e Buenos Aires.

O Grupo D conta com Flamengo, Boca Juniors e Universidad Concepción-CHI. A primeira rodada, que abre oficialmente a competição já nesta sexta, será realizada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, com o clássico entre brasileiros e argentinos. A segunda rodada será em Buenos Aires e a terceira em Concepcion.

FIBA Américas no sorteio dos grupos da Champions League — Foto: FIBA/Divulgação

FIBA Américas no sorteio dos grupos da Champions League — Foto: FIBA/Divulgação

Expectativa para a estreia

Treinador do Flamengo, atual campeão da competição, Gustavo de Conti falou sobre a busca pelo tricampeonato – o Rubro-Negro venceu também em 2014, quando nome e formato eram diferentes – e analisou os adversários dessa primeira fase.

– Nas duas últimas a gente foi muito bem, a primeira vice e a segunda campeões. Nossa experiência indica que não vamos encontrar jogos fáceis, independente do adversário e do país que ele vem. São sempre jogos duros, são os campeões de cada país. O Boca é um time que liderou boa parte do Campeonato Argentino e ainda está entre os primeiros colocados, e tem jogadores de seleções nacionais. E depois o time do Chile, um ótimo time, campeão do Chile e reforçado de estrangeiros. O espetáculo será ótimo e a competitividade lá em cima como sempre foi na Champions League – disse.

Cultura no basquete

Além do clássico entre Flamengo e Boca Juniors, a estreia da competição terá também um espaço para apresentações culturais de artistas das periferias do Rio e de Belo Horizonte, que irão performar para o público presente. O show de abertura, previsto para as 18h30, ficará por conta do cantor Flávio Renegado, criado na comunidade de Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte. Já no intervalo do jogo, quem ocupará a quadra serão os jovens do grupo Dois de Dança, que reúne oito bailarinos vindos das favelas cariocas do Caju, do Borel e dos Tabajaras.

PUBLICIDADE