Autoridades do AC prestigiam posse do procurador-geral do MPAC Danilo Lovisaro

A posse do procurador-geral de Justiça, eleito em primeiro lugar na lista tríplice, Danilo Lovisaro, na noite da última segunda-feira (25) também foi marcada pela presença de autoridades do MP e políticos acreanos.

A cerimônia, que foi transmitida pelo canal do Ministério Público do Acre (MPAC) no YouTube, ocorreu no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) com restrição de público em razão do surto de casos de Covid-19 e de síndrome gripal na capital.

Durante a cerimônia, ocorreu também a posse do procurador de Justiça Álvaro Luiz Pereira no cargo de corregedor-geral, e os procuradores de Justiça Carlos Roberto da Silva Maia, Cosmo Lima de Souza e Kátia Rejane de Araújo Rodrigues como membros do Conselho Superior.

Esta última, por sua vez, discursou na solenidade, agradecendo o período em que ficou à frente do MP. “É com grande satisfação que deixo em suas mãos a chefia do Ministério Público Acreano. De minha experiência, deixo minhas palavras: que Deus seja sempre seu guia nesta caminhada, dr. Daniel”, falou.

A ex-procuradora do MPE, Kátia Rejane, também discursou no evento e desejou sucesso a Danilo Lovisaro. Foto: Reprodução/YouTube.

Na ocasião, compareceram o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, que parabenizou o novo procurador-geral.

O senador Sérgio Petecão (PSD) também participou do ato e desejou sucesso para Lovisaro nas redes. “Ao novo procurador-geral, desejo sucesso no comando desta instituição tão importante para o nosso estado. O MPAC pode contar sempre com o meu apoio”, escreveu.

A deputada federal Vanda Milani (Solidariedade), que já foi procuradora-geral do MPAC, disse se sentir muito honrada por prestigiar a sessão solene e por conhecer o caráter e idoneidade de Lovisaro.

“Muito me honra poder participar desse momento importante para o Ministério Público Estadual que passa a ser liderado por um homem competente que saberá valorizar a instituição, seus servidores, a autonomia deste órgão fundamental no papel de fiscalizar e proteger os princípios e interesses fundamentais da sociedade”, falou.

O deputado estadual Jenilson Leite (PSB), que representou a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), também esteve presente na posse do novo procurador do MP, e ressaltou em discurso a importância da ex-procuradora Kátia Rejane pelos trabalhos desempenhados nos últimos anos.

“O Ministério Público é uma instituição essencial na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses da sociedade acreana, buscando sempre a justiça social”, frisou.

Apesar de não poder comparecer à posse em razão de uma viagem para Brasília (DF), o governador Gladson Cameli (PP) recebeu a visita de Danilo Lovisaro no gabinete e usou as redes sociais para parabenizar o procurador.

“Desejo sucesso nesta nova missão à frente do MPAC. Tenha a certeza de que pode contar com o governo do Estado”, publicou.

Outras autoridades como a reitora da Ufac, Guida Aquino, o desembargador Roberto Barros, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ronald Rolanco, também compuseram o evento, além de familiares e convidados.

NOVO PROCURADOR DO MP

Danilo Lovisaro do Nascimento foi eleito em lista tríplice para ser o procurador-geral do MPAC para o biênio 2022/2024. A votação ocorreu no dia 26 de novembro do ano passado, na própria sede do MP, onde Lovisaro conseguiu a maioria dos votos, mais precisamente com 32,65%, ficando na frente do procurador de Justiça Cosmo Lima e do promotor Rodrigo Curti.

O PGJ, nomeado por Cameli e sucessor de Kátia Rejane, é doutor em Direito pela Università degli Studi di Toma “Tor Vergata”, mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), formado em Direito na Universidade Braz Cubas e professor adjunto da Universidade Federal do Acre (Ufac) desde 1994.

Recentemente, atuou como coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e como 2º titular da Procuradoria de Justiça Criminal.

Lovisaro ingressou no MP ainda em 1998, no cargo de promotor de Justiça no município de Brasileia.

PUBLICIDADE