29.3 C
Rio Branco
1 julho 2022 11:45 am

Em vias de formar federação, PT no AC vai dialogar com outros partidos e quer JV como candidato ao governo

POR EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET

Última atualização em 27/01/2022 10:10

Uma federação entre o PT, PSB, PCdoB e PV começou a se formar para a disputa nas eleições de 2022. Os presidentes das siglas se reuniram em Brasília, nesta quarta-feira (26), para definir como será a participação de cada um deles no grupo.

O PT, maior partido, comandará o possível conglomerado com 27 dos 50 lugares que a assembleia deverá ter. O PSB ocupará 15 postos e as outras 2 siglas, 4 cada uma.

No Acre, o representante do grupo que já lançou Lula como pré-candidato à presidência da República, Casário Braga, disse que o cenário a nível estadual se modifica com a construção da federação.

“Vamos procurar os partidos para dialogar e construir nomes a partir de agora”, informou o militante.

Cesário argumentou que o PT segue em busca de definir qual será o cargo disputado pelo ex-senador Jorge Viana.

“O que o PT quer, além de toda a militância, é que ele [Jorge Viana] dispute a vaga de governador porque o Acre estagnou e precisa voltar a ter vida e desenvolvimento como tínhamos na gestão dele, mas isso precisa ser discutido com ele e com o partido”, frisou.

JV tem liderado as últimas pesquisas em que os entrevistados são questionados sobre qual o melhor nome para uma vaga no Senado Federal pelo Acre. Nas intenções para o governo, ele segue atrás de Gladson Cameli, o atual chefe do executivo.

Braga disse que se mantém como pré-candidato à uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Para a Câmara Federal, o partido articula nomes como os dos ex-deputados Angelim e Sibá Machado e do atual deputado Léo de Brito.

“O fato é que, se a federação se concretizar, não podemos ter uma chapa formada apenas por membros do PT ou puramente petista, mas ampla, plural, com novos nomes dentro de dentro da federação”, concluiu.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 6.097 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.