O vĂdeo da mulher que deu Ă luz em uma calçada prĂłxima Ă Maternidade BĂĄrbara Heliodora (mbh) na Ășltima terça-feira (25) chegou atĂ© a ministra da Mulher, da FamĂlia e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que compartilhou a tristeza que sentiu ao assistir o vĂdeo em suas redes sociais.
A gestora, que preferiu nĂŁo tecer crĂticas ao Estado em razĂŁo de ela considerar que o Acre possui eficazes e fortes polĂticas pĂșblicas de promoção aos Direitos Humanos, disse que aquela mulher e aquela criança as tocaram muito, chegando a afirmar, inclusive, que ela e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, assistiram juntas Ă quele vĂdeo.
No vĂdeo em que compartilhou na web, Alves comentou que o MinistĂ©rio em questĂŁo jĂĄ estĂĄ acompanhando o caso e disse que farĂĄ o que estiver ao alcance para garantir segurança e bem estar para a mĂŁe e para a criança.
âMexeu muito com a minha vida, me fez chorar muito, eu assisti junto com a Michelle, mas antes de dizer qualquer coisa quero informar que a criança estĂĄ bem, o MinistĂ©rio jĂĄ estĂĄ acompanhando, a criança jĂĄ estĂĄ saudĂĄvel, dizem que Ă© uma criança lindaâ, falou.
Além disto, Damares disse ainda que a mulher estava desnorteada e que deveria ter direito a um parto humanizado.
âEu sou ministra da mulher e da criança, e ali acontece violĂȘncia contra as duas. Aquela criança tinha que estar no colo da mĂŁe mamando, e aquela mulher, naquele momento sublime de dar Ă luz, deveria estar em um lugar seguro. NĂłs vamos acompanhar essa mulher daqui para frente, o bebĂȘ estĂĄ sob a guarda do estado, temos que entender o que aconteceu, mas quero que vocĂȘs sintam o que o MinistĂ©rio sente em uma situação como essaâ, frisou, emocionada.
O CASO
O vĂdeo que circulou nas redes sociais na Ășltima terça (25) causou espanto. Uma mulher, identificada como L.G.C, deu Ă luz nas proximidades da MBH. A criança, que ainda estava com o cordĂŁo umbilical e ensanguentada, estava chorando e se mexendo em cima de uma calçada.
LEIA AQUI: IMAGENS FORTES: Mulher teria dado à luz em calçada próxima à Ladeira da Maternidade no AC
Pessoas que transitavam pelo local gravaram a cena. Em nota, a SASMC informou que a paciente e a criança estavam com quadro estĂĄvel de saĂșde, em regime de observação, e o Conselho Tutelar iria tomar as medidas necessĂĄrias no caso.
AJUDA
Em razĂŁo das condiçÔes vividas pela mĂŁe que apresenta, segundo a Secretaria de SaĂșde do Acre (Sesacre), sintomas caracterĂsticos de distĂșrbios psiquiĂĄtricos, o Sistema de AssistĂȘncia Ă SaĂșde da Mulher e da Criança (SASMC) resolveu angariar doaçÔes para a criança recĂ©m-nascida.
Para doar enxoval, roupas, sapatos, fraldas e quaisquer outros itens que venham a amenizar a situação da criança, basta entrar em contato com a gerente da MBH, Laura Pontes, por meio do contato (68) 99207-8816.
