Apesar de ter sido retirado da prova de esquiatlo masculino nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim, o acreano Manex Silva, de 19 anos, que estreou no último domingo (06), volta a competir nas outras categorias de esqui cross-country na próxima terça-feira (08).
LEIA TAMBÉM: Atleta nascido no AC representa o Brasil nas Olimpíadas de Inverno na China
A próxima modalidade, segundo a organização, será a sprint – estilo livre, que será transmitida às 4h (horário do Acre). Além desta, ele ainda disputará os 15km e os 50km.
A categoria a que Manex não conseguiu finalizar, por sua vez, consistia em fazer quatro voltas no estilo clássico e quatro no estilo livre. Nestas competições, pela regra da modalidade, os atletas que estão a uma volta do que lidera a pista são retirados, por já estarem tecnicamente atrasados.
Contudo, mesmo não completando a prova, o atleta, que mora na Espanha desde os dois anos de idade, fez história ao ser o primeiro brasileiro de todas as edições dos Jogos Olímpicos de Inverno a disputar a referida prova, além de ter sido o mais jovem a largar.
Em termos gerais, ele também é o primeiro atleta brasileiro a conseguir participar de todas as modalidades individuais dos Jogos.
ESQUI CROSS-COUNTRY
Conhecido como “maratona da neve”, o esqui cross-country é um desporto olímpico de inverno criado no século XVIII no qual os competidores percorrem grandes distâncias objetivando completar o percurso no menor tempo possível. Esta é a forma mais antiga de se praticar esqui, e que pode ser dividida em diversas modalidades, dependendo do tipo de critério: velocidade, longas e curtas distâncias, e tempo.