Resgate de dinheiro ‘esquecido’ em bancos vai exigir cadastro em conta gov.br tipo ‘ouro ou prata’; saiba como fazer

O site criado pelo Banco Central para o serviço de consultas a recursos esquecidos em bancos entrou em operação na noite de domingo (13).

Para fazer a consulta inicial, basta informar o CPF ou CNPJ. Mas aqueles que tiverem valores esquecidos vão precisar fazer um cadastro pelo site Acesso (https://sso.acesso.gov.br) ou pelo aplicativo gov.br para acessar o sistema e solicitar o resgate na data e período agendados.

As contas gov.br são divididas em “ouro”, “prata” e “bronze”. O padrão ao entrar no serviço é ter o acesso “bronze”. Mas para consultar o dinheiro é necessário ter o nível “ouro” ou “prata”.

Sistema Valores a Receber (SVR), serviço que permite a consulta a valores devidos por bancos a pessoas e empresas foi lançado no final de janeiro, mas tinha sido suspenso após a grande procura derrubar a página do Banco Central na internet. O novo endereço para as consultas a valores esquecidos é valoresareceber.bcb.gov.br.

“O cidadão precisará de um login gov.br nível prata ou ouro para acessar o Sistema Valores a Receber. Não será possível acessar o sistema com seu login Registrato”, informou o Banco Central.

 

A conta gov.br dá acesso aos serviços digitais do governo como, por exemplo, INSS, carteira de trabalho digital, Receita Federal, eSocial, entre outros (Veja abaixo como fazer o cadastro).

O login nível “prata’ ou “ouro” exige maior nível de segurança, como reconhecimento facial, permitindo o acesso a bancos credenciados e a serviços mais sensíveis.

Passo a passo

 

A criação da conta gov.br é gratuita. Quem ainda não possui, pode fazer o cadastro pelos seguintes caminhos:

  • site Acesso (https://sso.acesso.gov.br)
  • App gov.br (link IOS)
  • App gov.br (link Android)
  • Conta gov.br dá acesso aos serviços digitais do governo  — Foto: Reprosução

    Como aumentar o nível da conta gov.br?

     

    A conta gov.br tem três níveis de segurança e acesso: bronze, prata e ouro.

    Ao ser criada via formulário on-line do INSS ou da Receita Federal, por exemplo, a conta gov.br costuma iniciar no nível bronze, que dá acesso apenas parcial aos serviços digitais do governo e cujo grau de segurança é considerado apenas básico.

    Ao fazer o login no gov.br, o cidadão já é informado do nível da conta. Para aumentar o nível, basta seguir as instruções ou entrar em “Privacidade/Selos de Confiabilidade”.

    No app, ao fazer o login no gov.br, o cidadão já é informado do nível da conta.  — Foto: Reprodução

    Como obter nível prata

     

    O nível prata é obtido por meio de:

    • Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH)
    • Validação dos dados pessoais via internet banking de um banco credenciado
    • Validação dos dados com usuário e senha do SIGEPE, se o cidadão for servidor público federal

     

    Como obter nível ouro

     

    O nível máximo de segurança pode ser através de:

    • Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral
    • Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil

     

    Para concluir o cadastro é preciso autorizar o uso de dados pessoais — Foto: Reprodução

    Para concluir o cadastro é preciso autorizar o uso de dados pessoais — Foto: Reprodução

    Devolução a partir de 7 março

     

    Os valores esquecidos nos bancos serão devolvidos somente a partir de 7 de março.

    O BC explicou que apenas depois de acessar o sistema, e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.

    Ainda segundo o BC, os clientes poderão acessar o novo site valoresareceber.bcb.gov.br a qualquer momento e receber uma nova data de agendamento para pedir o resgate.

    “O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução”, informou.

    Resumo do passo a passo para resgatar valores

     

    • Acesso o site valoresareceber.bcb.gov.br a partir do dia 14/02;
    • Use seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores a receber;
    • Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar;
    • Se você ainda não tiver login gov.br, faça seu cadastro; será preciso uma conta nível prata ou ouro para solicitar os recursos;
    • Retorne ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada e use o login gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência.

    O BC faz também um alerta em relação a tentativas de golpe, e dá as seguintes instruções:

    • O único site para consulta ao SVR e para solicitação de valores é valoresareceber.bcb.gov.br.
    • O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com o cidadão para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
    • NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
    • Portanto, o cidadão NUNCA deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
    • O cidadão NÃO deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!

     

    Até R$ 8 bilhões a serem devolvidos

     

    Segundo o Banco Central, nesta primeira fase do serviço são cerca de R$ 4 bilhões de valores a serem devolvidos para 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Os valores decorrem de:

    • contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível;
    • tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o Banco Central;
    • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e
    • recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

     

    Ao todo, o Banco Central estima que os clientes tenham a receber cerca de R$ 8 bilhões. Deste total, R$ 900 mil foram resgatados. O restante dos valores será disponibilizado no decorrer deste ano de 2022, fruto de:

    • tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo de Compromisso com o BC;
    • contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
    • contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível; e
    • outras situações que impliquem
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