Concurso INSS: confira detalhes sobre o cargo de analista no último edital

Os concurseiros de plantão estão ansiosos pela publicação de novo edital do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A expectativa é que milhares de vagas sejam oferecidas, em toda esfera nacional, no ano de 2022. Confira mais detalhes aqui!

Para auxiliar na sua preparação, confira nesta matéria um apanhado das principais informações do último edital para o cargo de Analista do Seguro Social, de nível superior.

Concurso INSS: Analista

O último concurso INSS foi realizado no ano de 2015, com a oferta de 800 vagas para cargos de níveis médio e superior.

A seleção foi feita de forma regionalizada, com vagas separadas por localidade. A taxa de inscrição foi estipulada no valor de R$ 80.

Requisitos e atribuições

Como requisito para o cargo, o edital exigiu diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Serviço Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no órgão de classe específico.

Como forma geral, os requisitos foram:

  • Ser aprovado no concurso público.
  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal.
  • Estar em gozo dos direitos políticos.
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Estar quite com as obrigações eleitorais.
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  • O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.

Já como atribuições, foram destacados os seguintes pontos:

  • prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS nas Agências da Previdência Social – APS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas;
  • elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de Serviço Social e Reabilitação Profissional;
  • supervisionar e homologar os programas profissionais realizados por terceiros ou instituições conveniadas;
  • realizar avaliação social para fins de concessão de direitos previdenciários e benefícios assistenciais;
  • promover estudos sociais e socioeconômicos, pesquisa e levantamento de informações visando à emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários e benefícios assistenciais, bem como à decisão médico pericial; e exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS.

Salários

De acordo com o último edital, a remuneração oferecida foi de até R$ 7.496,09, correspondente à remuneração bruta, já incluído Vencimento Básico, GAE (Gratificação de Atividade Executiva) e GDASS (Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social).

A jornada de trabalho era de 40 horas semanais.

Provas

As provas do concurso INSS foram aplicadas nos 26 estado e mais o Distrito Federal. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, compostas assim:

As provas foram realizadas no dia 15 de maio de 2016, com 3 horas e 30 minutos de duração. As avaliações foram de caráter eliminatório e classificatório, valendo120,00 pontos

Resumo

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost