Dois querendo Governo, indefinição no Senado e ala pró-Gladson: o MDB virou a ‘casa da mãe Joana’

Fevereiro terminou, mas a novela que é a formação de chapas do MDB está apenas começando. Nenhuma reunião pôs fim a qualquer indefinição dentro do partido. Como se não bastasse os já existentes problemas – como a falta de veredito a respeito do nome de Jéssica Sales e uma ala dentro do partido pró-Gladson, ainda que Flaviano abonando um jovem Jarude como pré-candidato –, neste final de semana a saga ganha mais um capítulo: Mazinho Serafim, prefeito de Sena Madureira, teve um surto e resolveu que quer ser o candidato a governador da sigla.

E não fez de qualquer forma: afrontou diretamente a candidatura abonada pela executiva. “Não brinco de fazer política. Quando falo que tenho essa vontade, quero pelo menos participar de uma prévia, para mostrar aos colegas de partido que temos real chance. Nada contra Jarude. Se o MDB quiser disputar de verdade, meu nome está à disposição”, disse Mazinho um áudio no grupo – que este humilde jornalista teve acesso. Tive acesso também a algumas reações dentro do grupo. Não foram das melhores.

Um ponto final na história, prometido para o dia 28 de fevereiro, ficou para o dia 04 de março, sexta-feira, quando os membros da executiva se reúnem para discutir a chapa. Desejo sorte a Flaviano Melo pois, se o partido está como aparenta estar, vai ser difícil colocar ordem nessa casa da mãe Joana.

Plural

Acho engraçado quando algumas pessoas tratam essa situação do MDB como ‘pluralidade’. Porque é plural quando se trata de MDB e é bagunça ou falta de gestão quando se trata de bloco do Governo? Qual a diferença?

Emerson Jarude

Se Mazinho queria a atenção dos membros do partido para uma real candidatura, o primeiro passo seria respeitar a pré-candidatura de Emerson Jarude. É por aí que se começa. O partido procurou um nome e o único que estava à disposição era o de Jarude. Sabe-se lá o motivo de Mazinho querer entrar nessa disputa, e nessa altura do campeonato. E qual o interesse por trás.

Petecão

O senador Sérgio Petecão disse, ao ContilNet, que caso Mazinho Serafim seja seu concorrente na disputa pelo Governo do Acre, ele perde um aliado, mas o Acre ganha um bom candidato.

Petecão²

Como candidato ao Governo ou não, Mazinho não deve estar na chapa do Petecão para a Câmara Federal. Grandes chances de concorrer pelo MDB.

Chapa de federal

Há quem diga nos bastidores que Mazinho pode não ser o único nome que dá tchau da chapa de federal do PSD. Henrique Afonso, vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, recebeu convites.

Vai para o PP?

Henrique tem um irmão poderoso dentro do Progressistas: Artur Neto. Seria o partido a nova legenda de Henrique?

Artur Neto

Não há ninguém no jogo da política que possa tirar os méritos de Artur. O cara é bom. Ele tem matado no peito muita coisa nos bastidores, em prol da candidatura da senadora Mailza Gomes.

Alianças

Toda essa correria é para resolver, aos 45 do segundo tempo, coisas que deveriam ter sido resolvidas. Quem foi que empurrou toda essa sujeira pra debaixo do tapete durante todo esse tempo?

Municípios

Vejo como nunca uma movimentação dos municípios para eleger deputados estaduais e federais. Pode render um caldo bom, desde que se unam em prol disso.

Municípios²

Senador Guiomard, por exemplo, tem eleitores na casa dos 16/17 mil. Só elege deputado estadual de fora. Federal então, nem se fala. Mas o ego de alguns é grande demais para juntar a população em prol de um bem comum: uma liderança local no legislativo lutando por melhorias.

Depois do carnaval

Quinta-feira (3) é o tão esperado dia de alguns: o prazo da janela partidária será aberto. Tem gente contando os minutos. Algumas pessoas dizem que o ano só começa depois do carnaval. Para alguns políticos, a campanha vai começar depois do também. Só podem dizer que são candidatos com entrada em legendas novas.

Operação Caça-Partido

A Operação Caça-Partido, deflagrada pelos irmãos Rocha, continua a todo vapor. Em breve, trarei mais detalhes. Foi aqui, neste humilde espaço, que o leitor acreano ficou sabendo em primeira mão que havia movimentação por novos partidos. O Patriotas foi o primeiro consultado.

Operação Caça-Partido²

Depois da coluna, os dirigentes do partido no Acre trataram de, imediatamente, ir à nacional do partido resolver pormenores. Certíssimos. Tem cachorro nesse mato, e eu vou mostrar.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Dois querendo Governo, indefinição no Senado e ala pró-Gladson: o MDB virou a ‘casa da mãe Joana’