O fotógrafo Julian Gunther ficou ‘cara a cara’ com uma sucuri-verde (eunectes murinus) em uma expedição subaquática por um rio de águas cristalinas, em Bonito (MS), a 279 km de Campo Grande. A sucuri gigante de aproximadamente 7 metros de comprimento, ‘mostrou língua’ ao ser flagrada.
Ao g1MS, o profissional com especialidade em registrar a vida selvagem relatou que realizava mergulhos de contemplação para encontrar as serpentes gigantes pelo Rio Formoso. Na ocasião, Julian estava à procura, quando de repente, teve o encontro com a sucuri embaixo d’água. Segundo ele, o animal teria mais de 80 kg.
Ainda de acordo com o fotográfo, a posição na qual o animal estava, proporcionou um registro fantástico. “Tenho muito experiência em mergulhar com tubarões, crocodilos, mas não tinha noção ou expectativa com sucuris. Esse foi o auge da minha carreira de fotógrafo”, celebrou.
Julian sempre sonhou em fotografar as belezas da fauna e flora do Pantanal de Mato Grosso do Sul, mas devido a pandemia do coronavírus, a viagem precisou ser adiada quatro vezes.
“Desde criança eu sempre quis visitar o Pantanal e explorar de um modo não típico. Essa expedição foi reprogramada e cancelada algumas vezes pela pandemia. Na primeira vez consegui fotografar 4 sucuris”, disse.
O risco foi avaliado pelo fotógrafo, que tomou os cuidados necessários para não atrapalhar o animal. “Alguns animais você pode se aproximar, outros não. Utilizei aparelho de mergulho para descer abaixo dos galhos submersos e me aproximar do animal, tudo muito cautelosamente”, destacou.
A maior das sucuris
A sucuri-verde é a maior espécie entre as sucuris. Juliana Terra, doutora em ecologia pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora de um projeto voltado para as sucuris na região de Bonito (MS), explicou que o animal se tratava de uma fêmea e estaria trocando de pele.
Sucuris do Pantanal
Em julho de 2021, o produtor rural e pescador amador Roney Dronov se deparou com outra sucuri gigante tomando sol, dessa vez em uma árvore, no leito do Rio Dourados, também em Mato Grosso do Sul.
Dronov, de 35 anos, contou ao g1 que estava acompanhado do pai durante a pescaria, e para ele, a sensação de ver a sucuri gigante foi “única”. Assista ao vídeo abaixo.
Uma sucuri de aproximadamente 6 metros de comprimento, “mostrou língua” ao ser flagrada por um documentarista de natureza, em um rio de água cristalina, em Bonito, município que conquistou por 16 vezes o título de “Melhor Destino de Ecoturismo” do Brasil. Assista o vídeo abaixo.