Fotógrafo registra maior espécie de sucuri do Brasil ‘relaxando’ embaixo d’água; veja fotos

O fotógrafo Julian Gunther ficou ‘cara a cara’ com uma sucuri-verde (eunectes murinus) em uma expedição subaquática por um rio de águas cristalinas, em Bonito (MS), a 279 km de Campo Grande. A sucuri gigante de aproximadamente 7 metros de comprimento, ‘mostrou língua’ ao ser flagrada.

Ao g1MS, o profissional com especialidade em registrar a vida selvagem relatou que realizava mergulhos de contemplação para encontrar as serpentes gigantes pelo Rio Formoso. Na ocasião, Julian estava à procura, quando de repente, teve o encontro com a sucuri embaixo d’água. Segundo ele, o animal teria mais de 80 kg.

“Estava realizando o mergulho e encontramos a sucuri. Ela parou cara a cara com a minha câmera, e depois voltou a se enrolar na árvore submersa. Pude tirar algumas fotos e depois ela [sucuri] se enrolou mais apertada, sem expandir a sua cabeça”, esclareceu.

Ainda de acordo com o fotográfo, a posição na qual o animal estava, proporcionou um registro fantástico. “Tenho muito experiência em mergulhar com tubarões, crocodilos, mas não tinha noção ou expectativa com sucuris. Esse foi o auge da minha carreira de fotógrafo”, celebrou.

Sucuri-verde - Eunectes murinus — Foto: Julian Gunther/ Foto

Sucuri-verde – Eunectes murinus — Foto: Julian Gunther/ Foto

Julian sempre sonhou em fotografar as belezas da fauna e flora do Pantanal de Mato Grosso do Sul, mas devido a pandemia do coronavírus, a viagem precisou ser adiada quatro vezes.

“Desde criança eu sempre quis visitar o Pantanal e explorar de um modo não típico. Essa expedição foi reprogramada e cancelada algumas vezes pela pandemia. Na primeira vez consegui fotografar 4 sucuris”, disse.

Sucuri de quase 8 metros é flagrada em expedição — Foto: Julian Gunther/ Foto

Sucuri de quase 8 metros é flagrada em expedição — Foto: Julian Gunther/ Foto

O risco foi avaliado pelo fotógrafo, que tomou os cuidados necessários para não atrapalhar o animal. “Alguns animais você pode se aproximar, outros não. Utilizei aparelho de mergulho para descer abaixo dos galhos submersos e me aproximar do animal, tudo muito cautelosamente”, destacou.

A maior das sucuris

Sucuri gigante em rio de Bonito (MS) — Foto: Julian Gunther/ Foto

Sucuri gigante em rio de Bonito (MS) — Foto: Julian Gunther/ Foto

A sucuri-verde é a maior espécie entre as sucuris. Juliana Terra, doutora em ecologia pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora de um projeto voltado para as sucuris na região de Bonito (MS), explicou que o animal se tratava de uma fêmea e estaria trocando de pele.

“São animais sempre associados a ambientes aquáticos. No registro a sucuri estava descansando, enrolada em vegetação, elas gostam de ficar nessa posição e saem para o período de reprodução. Elas são muito camufladas na água com sua coloração”, esclareceu.

Sucuris do Pantanal

Dronov, de 35 anos, contou ao g1 que estava acompanhado do pai durante a pescaria, e para ele, a sensação de ver a sucuri gigante foi “única”. Assista ao vídeo abaixo.

Uma sucuri de aproximadamente 6 metros de comprimento, “mostrou língua” ao ser flagrada por um documentarista de natureza, em um rio de água cristalina, em Bonito, município que conquistou por 16 vezes o título de “Melhor Destino de Ecoturismo” do BrasilAssista o vídeo abaixo.

PUBLICIDADE