A medição do rio Acre feita pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) na tarde desta segunda-feira (28) apontou que o manancial reduziu mais três centímetros, chegando a 14,83 metros.
Segundo o boletim emitido pelo órgão, quatro medições foram feitas nesta segunda. Logo no início da manhã, às 6h, o rio media 15,01 metros, ou seja, mais de um metro acima da cota de transbordamento, que é de 14 metros.
Nas medições subsequentes, no entanto, o rio apresentou sinais de vazante. Comparando o nível atual com o registrado na primeira medição diária, a redução foi de 18 centímetros.
Apesar da vazante, o manancial segue sendo constantemente monitorado pelo órgão responsável, tendo em vista que pelo menos seis bairros já foram atingidos.
Vale ressaltar que a Comdec faz medições constantes para verificar o nível do rio, tendo em vista a quantidade de chuvas, e estará de prontidão caso seja necessário realizar a remoção de famílias que, porventura, venham a ser atingidas.
No momento, a Comdec contabiliza seis bairros atingidos pela cheia: Base, 6 de Agosto, Habitasa, Cadeia Velha, Ayrton Sena, Taquari e Triângulo Novo. Os abrigos foram construídos nas escolas Georgete Kalume, Chico Mendes e Maria Lúcia, além da Associação da 6 de Agosto.