O Moscow mule passou por mudanças nas mãos de Ana Carolina e Vanessa da Mata. As cantoras postaram uma foto com as tradicionais canecas de cobre que levam a mistura de limão, vodca e refrigerante e espuma de gengibre e fizeram um protesto contra a guerra entre Rússia e Ucrânia.
“Mudamos o nome do Moscow mule para KIEV MULE!” avisou Ana Carolina no post publicado no Instagram. Vanessa compartilhou a mesma imagem e avisou: “Kiev mule! Nunca soubemos de outro nome!”
A mudança do nome coloca a capital ucraniana em foco e funciona como um protesto contra as invasões russas no território ucraniano. Essa onda começou nos Estados Unidos, onde bares trocaram o nome do drinque nos menus.
Enquanto muitos adotaram o Kiev (ou Kev, em inglês) mule, um bar batizou a mistura de Snake Island Mule, como referência ao território em que guardas ucranianos resistiram pela última vez antes da invasão russa. “Eu só acho que qualquer pequena coisa que cada um de nós pode fazer pode resultar em algo grande”, afirmou Sam Silvio, co-proprietário do Em Chamas Brazilian Grill, de Kansas City, ao Estadão.
Alguns bares estadunidenses também aproveitaram o momento para retirar as vodcas russas das prateleiras.