31.3 C
Rio Branco
27 maio 2022 2:52 pm

Quer emagrecer? Nutricionista explica como perder peso comendo de tudo

POR UOL

Última atualização em 07/05/2022 11:35

Quando pensa em seguir uma dieta para emagrecer, você logo imagina que vai ter de ficar um tempão sem comer chocolate, açaí, pão de queijo, churrasco e outras tantas coisas que gosta? Pois saiba que é possível perder peso comendo de tudo, desde que você priorize no dia a dia o consumo de produtos naturais e tenha uma relação saudável com a comida —ou seja, não trate certos alimentos como vilões.

É exatamente essa a proposta que o nutricionista Victor Machado trouxe para os Cardápios Para Emagrecer, novo projeto de VivaBem, que estreia neste sábado (7/05). No plano de alimentação saudável, assinantes UOL receberão semanalmente cinco cardápios exclusivos, para seguir de segunda à sexta. No final de semana, a pessoa repete os menus que mais gostou e ainda tem direito a uma “refeição livre”, para emagrecer sem deixar de comer o que gosta. O projeto ainda vai ter a lista de compras semanal, espaço para tirar dúvidas com o nutricionista, receitas e muitas dicas de alimentação saudável e para perder de peso —entenda melhor aqui como funciona o Cardápios para Emagrecer e quando cada conteúdo será publicado.

Para Victor Machado, que é colunista de VivaBem e vai elaborar os cardápios dos três primeiros meses de projeto, o segredo para conseguir emagrecer é ter a consciência de que não existe alimento proibido.

“Quando a gente priva a pessoa de algo de que ela gosta, a tendência é que haja um exagero quando houver acesso a essa coisa. E isso vale não só para o chocolate, a coxinha ou outro alimento, como também para o sexo, o descanso, o videogame, sair com os amigos…”, afirma o especialista em nutrição comportamental e esportiva.

A ideia de seguir um cardápio que permite comer de tudo é justamente tirar a sensação de que um alimento proibido é mais gostoso. Mas claro que esse comer de tudo vai exigir equilíbrio ao ingerir certos alimentos”Victor Machado, nutricionista

Segundo Machado, ao aprender a dizer “sim” para qualquer comida, naturalmente a pessoa também aprende a dizer “não” para o exagero e para alimentos que ela sabe que não são saudáveis e não devem ser consumidos em excesso.

Reconheça a fome e a saciedade

Nos cardápios criados por Victor Machado, há muitos alimentos que você pode comer livremente, sem ficar controlando porções ou contando calorias. Como é possível emagrecer assim? A base dos menus são alimentos naturais, como carnes, ovos, laticínios, verduras, legumes e frutas, que são nutritivos e garantem saciedade. Ou seja, são produtos que matam a fome e que dificilmente perdemos o controle quando consumimos —já viu alguém comer sem perceber um frango assado inteiro, como acontece com uma pizza ou uma caixa de bombons?

Além de priorizar o consumo de alimentos que dão saciedade, outro passo importante no emagrecimento é reconhecer se sua fome é física ou emocional, observando o que faz você querer comer. “Percebeu que o estômago está roncando e qualquer coisa mataria sua fome? Isso, sim, é fome física. Caso você deseje algum alimento específico, como um sorvete ou fast-food, então você está sentindo fome emocional e deve tentar aliviar o sentimento que o incomoda (ansiedade, estresse) de outra forma, como fazendo exercícios, lendo um livro ou simplesmente indo tomar um banho para relaxar.”

A seguir, o nutricionista tira mais dúvidas sobre como os cardápios que ele elaborou vão ajudar você a perder peso.

Por que a grande maioria dos alimentos dos cardápios não têm quantidade limitada?

VEJA MATÉRIA COMPLETA CLICANDO AQUI.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 5.959 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.