24 de abril de 2024

Quer emagrecer? Nutricionista explica como perder peso comendo de tudo

Quando pensa em seguir uma dieta para emagrecer, você logo imagina que vai ter de ficar um tempão sem comer chocolate, açaí, pão de queijo, churrasco e outras tantas coisas que gosta? Pois saiba que é possível perder peso comendo de tudo, desde que você priorize no dia a dia o consumo de produtos naturais e tenha uma relação saudável com a comida —ou seja, não trate certos alimentos como vilões.

É exatamente essa a proposta que o nutricionista Victor Machado trouxe para os Cardápios Para Emagrecer, novo projeto de VivaBem, que estreia neste sábado (7/05). No plano de alimentação saudável, assinantes UOL receberão semanalmente cinco cardápios exclusivos, para seguir de segunda à sexta. No final de semana, a pessoa repete os menus que mais gostou e ainda tem direito a uma “refeição livre”, para emagrecer sem deixar de comer o que gosta. O projeto ainda vai ter a lista de compras semanal, espaço para tirar dúvidas com o nutricionista, receitas e muitas dicas de alimentação saudável e para perder de peso —entenda melhor aqui como funciona o Cardápios para Emagrecer e quando cada conteúdo será publicado.

Para Victor Machado, que é colunista de VivaBem e vai elaborar os cardápios dos três primeiros meses de projeto, o segredo para conseguir emagrecer é ter a consciência de que não existe alimento proibido.

“Quando a gente priva a pessoa de algo de que ela gosta, a tendência é que haja um exagero quando houver acesso a essa coisa. E isso vale não só para o chocolate, a coxinha ou outro alimento, como também para o sexo, o descanso, o videogame, sair com os amigos…”, afirma o especialista em nutrição comportamental e esportiva.

A ideia de seguir um cardápio que permite comer de tudo é justamente tirar a sensação de que um alimento proibido é mais gostoso. Mas claro que esse comer de tudo vai exigir equilíbrio ao ingerir certos alimentos”Victor Machado, nutricionista

Segundo Machado, ao aprender a dizer “sim” para qualquer comida, naturalmente a pessoa também aprende a dizer “não” para o exagero e para alimentos que ela sabe que não são saudáveis e não devem ser consumidos em excesso.

Reconheça a fome e a saciedade

Nos cardápios criados por Victor Machado, há muitos alimentos que você pode comer livremente, sem ficar controlando porções ou contando calorias. Como é possível emagrecer assim? A base dos menus são alimentos naturais, como carnes, ovos, laticínios, verduras, legumes e frutas, que são nutritivos e garantem saciedade. Ou seja, são produtos que matam a fome e que dificilmente perdemos o controle quando consumimos —já viu alguém comer sem perceber um frango assado inteiro, como acontece com uma pizza ou uma caixa de bombons?

Além de priorizar o consumo de alimentos que dão saciedade, outro passo importante no emagrecimento é reconhecer se sua fome é física ou emocional, observando o que faz você querer comer. “Percebeu que o estômago está roncando e qualquer coisa mataria sua fome? Isso, sim, é fome física. Caso você deseje algum alimento específico, como um sorvete ou fast-food, então você está sentindo fome emocional e deve tentar aliviar o sentimento que o incomoda (ansiedade, estresse) de outra forma, como fazendo exercícios, lendo um livro ou simplesmente indo tomar um banho para relaxar.”

A seguir, o nutricionista tira mais dúvidas sobre como os cardápios que ele elaborou vão ajudar você a perder peso.

Por que a grande maioria dos alimentos dos cardápios não têm quantidade limitada?

VEJA MATÉRIA COMPLETA CLICANDO AQUI.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost