Telhado de uma casa no centro de Aparecida do Taboado (MS), a 457 quilômetros de Campo Grande, se tornou ponto de encontro de mais de 25 araras-canindé durante entardecer.
Vídeo feito pelo prefeito do município, Jose Natan de Paula Dias, de um dos encontros no início do mês de junho, mostra as aves pousadas sobre a casa e interagindo com outros pássaros. (veja vídeo abaixo).
CLIQUE AQUI para ver o vídeo.
Ao g1, Jose Natan contou que no dia em questão, o telhado estava com um número absurdo de araras.
“Eram muitas, nesse dia tinham mais de 25 araras, com certeza “, disse o prefeito.
Ele relatou que apenas na ocasião em específico, algumas frutas foram colocadas sobre o muro para que elas pudessem se alimentar.
José Natan conta que todos que passam pelo local sempre fazem registros da casa e ficam surpreendidos com a beleza das aves, que vão todos os dias até a residência.
A arara-canindé pertence ao gênero Ara e seu nome científico é Ara ararauna. A espécie apresenta coloração azul e amarela e pode medir cerca de 80 cm.
A arara-canindé se alimenta de frutos, como jatobá e pequi. A espécie está classificada como “pouco preocupante”, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), e a tendência atual da população é de decréscimo.
Cidade imortalizada em música
Aparecida do Taboado se tornou nacionalmente conhecida após a canção “60 dias Apaixonado” escrita por Constantino Mendes e Darcy Rossi, e que cita o nome do município se tornar um clássico da música sertaneja, sendo gravada por artistas como Milionário e José Rico e Chitãozinho e Xororó.