O MinistĂ©rio da Defesa e as Forças Armadas apresentaram, na noite de quinta-feira (23), uma notĂcia-crime contra o prĂ©-candidato do PDT Ă PresidĂȘncia, Ciro Gomes, pedindo a apuração sobre falas do polĂtico envolvendo a atuação dos militares na AmazĂŽnia.
Na terça (21), em entrevista Ă rĂĄdio CBN, Ciro disse que a ĂĄrea onde ocorreram as mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips se tornou um territĂłrio administrado por uma âholding do crimeâ. Na sequĂȘncia, o pedetista citou uma suposta proteção das autoridades brasileiras ao narcotrĂĄfico, âinclusive das Forças Armadasâ.
âAli estabeleceu-se essa holding que Ă© o narcotrĂĄfico claramente protegido por autoridades brasileiras, claramente protegido por autoridades, inclusive das Forças Armadas. NĂŁo aconteceria [o crime contra Bruno e Dom] se isso nĂŁo fosse verdadeiroâ, disse Ciro, na ocasiĂŁo
Dois dias depois da fala de Ciro, o ministro da Defesa, Paulo SĂ©rgio Nogueira de Oliveira, e os comandantes das Forças Armadas assinaram uma nota comunicando a apresentação de notĂcia-crime ao procurador-geral da RepĂșblica, Augusto Aras, contra o prĂ©-candidato do PDT.
A nota pede que seja âapurado o suposto cometimento dos crimes de âIncitar, publicamente, animosidade entre as Forças Armadas, ou delas contra os poderes constitucionais, as instituiçÔes civis ou a sociedadeâ (artigo 286, parĂĄgrafo Ășnico, do CĂłdigo Penal); e âPropalar fatos, que sabe inverĂdicos, capazes de ofender a dignidade ou abalar o crĂ©dito das Forças Armadas ou a confiança que estas merecem do pĂșblicoâ (artigo 219, do CĂłdigo Penal Militar)â.
AlĂ©m disso, a Defesa e as Forças Armadas dizem repudiar âveementemente as irresponsĂĄveis declaraçÔesâ de Ciro, que âacusou as Forças Armadas de serem coniventes com o crime organizado na AmazĂŽniaâ, segundo as instituiçÔes. âNĂŁo Ă© admissĂvel, em um estado democrĂĄtico, que sejam feitas acusaçÔes infundadas de crime, sem a necessĂĄria identificação da autoria por parte do acusador e sem a devida apresentação de provas, ainda mais quando dirigidas a InstituiçÔes perenes do Estado brasileiroâ, diz a nota â veja a Ăntegra abaixo.
Nesta sexta (24), Ciro respondeu Ă ação do MinistĂ©rio da Defesa e das Forças Armadas dizendo ter sido âsurpreendido por uma nota agressiva e intempestiva do comando das Forças Armadas, que, alĂ©m de descontextualizar o que afirmei em entrevista Ă CBN, ameaça-me com notĂcia crime, equivocadamente baseada nos artigos 286 do CĂłdigo Penal e 219 do CĂłdigo Penal Militarâ.
O pedetista afirma que, âem nenhum momento, disse que as Forças Armadas, enquanto instituiçÔes de estado, estariam envolvidas com essa holding criminosaâ, acrescentando que a manifestação da Defesa e dos comandantes âexplicita o grau de politização do atual comando das Forças Armadasâ. A resposta de Ciro segue na Ăntegra abaixo.
Leia mais em CNN Brasil.

