26 de abril de 2024

Blog do Ton: bastidores do dia de reuniões de Bittar e o anúncio que será feito

O sempre muito bem frequentado escritório do senador Marcio Bittar (UB-AC) tomou um ritmo mais frenético na segunda-feira (26). Grandes figuras do alto escalão dos poderes tomaram a sala do senador como destino após notícias de que Márcia Bittar (PL-AC) não seria mais a vice de Gladson Cameli (PP-AC).

Dirigentes de partido, chefes de autarquia, muitos líderes. Marcio Bittar tomou muitas reuniões e tudo indica que o veredito foi tomado: está deixando o governo que ajudou a construir, a pouco mais de cinco meses antes do fechamento desse ciclo de quatro anos quando o Acre comemorou o fim de uma verdadeira monarquia de governos do PT.

Reservando a cada um seu mérito, que ninguém retire os do senador. Se tornou o relator do orçamento, trouxe cifras jamais antes vistas para o estado, colocou gente da mais alta competência trabalhando no executivo e foi um grande parceiro do Estado e das prefeituras. Financiou obras ousadas, como o Elevado da Ceará, que vai mudar a cara e o trânsito de parte da capital acreana, e fez história, sendo reconhecidamente o senador mais aprovado de acordo com pesquisas já divulgadas.

Essas eleições têm todos os ingredientes para ser a mais confusa dos últimos tempos. O bloco que lutou contra os governos da Frente Popular nunca foi para as urnas tão esfacelado. Marcio Bittar e Tião Bocalom – outro grande guerreiro que lutou por anos por esse bloco – sempre conseguiram reunir em torno de suas candidaturas muito apoio. Político e popular.

Com o aval de grandes líderes, benção de grandes partidos, e já começando grande na disputa – que ninguém esqueça uma pesquisa tempos atrás o colocando em segundo lugar empatado nas intenções de voto sem nenhum anúncio oficial – podemos ter a qualquer momento um novo candidato ao Governo do Acre. Ele atende pelo nome de Marcio Bittar.

Cenário

Com um currículo de dar inveja trazendo recursos de ponta a ponta do Acre, apoio do Governo Federal, por ter sido fiel até os 45 do segundo tempo, pelas grandes chances de ser visto como vítima da situação pelo eleitorado e com pomposo tempo de TV, sei não… Marcio Bittar é um candidato que tem em torno de si todos os ingredientes de uma bela campanha. O cenário precisará ser totalmente redesenhado.

Gladson Cameli

Não retiro nenhum predicado do governador Gladson Cameli, tido como o grande favorito até aqui. Longe de mim. Mas acho humildemente que o grupo de Bittar é um apoio que não deveria ser perdido. Não precisava ser assim.

Avisei

Dizem que quem avisa amigo é, e eu avisei. Na coluna de ontem cedo, disse que essa questão da esquerda poderia culminar em racha. Não deu outra. Jenilson Leite anunciou definitivamente que vai para o Senado.

De duas, uma

Agora, vejo dois prováveis caminhos: ou ele empurrou JV para o Governo, ou a antiga Frente Popular vai engrossar o pescoço e tirar Leite de vez dessa aliança. Por enquanto, com Jenilson indo para o Senado, e as chances de JV para o Governo, não acredito em um rompimento definitivo. A política tem dessas firulas mesmo.

Salutar

Agora, salutar foi o pulso de Jenilson e do seu partido, o PSB. Gostei de ver. Uma candidatura dessa capilaridade não poderia ficar à mercê de decisões extrapartidárias.

Daniel Zen

Funcionando como uma espécie de porta-voz de Jorge Viana, Daniel Zen se mostrou surpreso com a atitude de Jenilson. Como se ele tivesse queimado a largada. O que não podemos esquecer é que a nota é referendada pelo presidente estadual Cesar Messias. Ou seja: foi tudo conversado.

Os dois têm direito

Jorge Viana tem todo direito de adiar qualquer notícia sobre seu futuro político e Jenilson também tem todo direito de tocar sua vida e escolher as alianças que estão em torno de si. Está cada um no seu direito, o que é bom e ruim ao mesmo tempo.

Narciso Mendes

“A disputa pelo governo do nosso Estado e pela vaga do senado virou uma luta do tipo vale-tudo. As alianças que são anunciadas num determinado dia, no dia seguinte, são desfeitas e deixando fortes cicatrizes. Precisa nominar os seus figurantes?”

Esquema de ônibus

No dia das eleições, os ônibus começam a operar mais cedo, com 100% da frota e gratuidade na volta, bastando apresentar comprovante de votação. As medidas foram apresentadas em coletiva pelo TRE, Prefeitura e Rico Transportes. É sempre bom registrar boas ações.

Golpe

No interior, um conhecido líder ensaia um verdadeiro golpe ao se lançar nestas eleições, indo de encontro aos votos já combinados de seu grupo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost