Seis eleitores foram autuados por tirar fotos no momento do voto em Goiás, neste segundo turno das Eleições 2022. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), neste domingo (30/10). No estado, a escolha do voto se dá apenas para presidente da República, já que o governador Ronaldo Caiado (UB), foi reeleito no primeiro turno.
O relatório do TRE-GO foi divulgado às 10h. De acordo com o major da Polícia Militar de Goiás, Dalbian Guimarães Rodrigues, que também participou da coletivas, as pessoas autuadas não foram presas. Todos assinaram termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e foram liberados.
A situação foi registrada nos municípios de Goiânia, Inhúmas, Abadia de Goiás e nos municípios do Entorno do Distrito Federal: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental e Padre Bernardo.
Outras ocorrências com eleitores
Além das ocorrências das fotos, segundo a PM, uma pessoa foi autuada por desordem e outra por recusar o cumprimento de diligências e instruções. Já em relação as urnas eletrônicas, o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-GO, Frank Wendell Ribeiro, explicou que 44 ocorrências foram registradas em todo o estado.
31 urnas precisaram ser substituídas. De acordo com Frank, as outras demandas foram problemas com impressoras, transporte e troca de mídias. O secretário avaliou que a votação em Goiás segue tranquila e o número de urnas trocadas é menor em comparação com o mesmo período no segundo turno.
Ainda segundo a PMGO, 5 mil policiais estão distribuídos nos 2.442 locais de votação, nas 246 cidades de Goiás.