Especulações
O ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), sempre muito solícito com este colunista, tratou de afastar os boatos que envolvem o seu nome e que começaram a circular neste fim de ano. Perguntei ao ex-prefeito se ele ia mesmo assumir a direção regional do Dnit no governo Lula e a resposta foi que isso não passava de especulação. Mas também não negou.
Contrato assinado
Assim como no futebol, onde clubes e jogadores só falam depois do contrato assinado, a política está tomando o mesmo caminho. É uma tática para despistar olho gordo e cooptações. Ou como disse a ex-ministra Marina Silva (Rede), de não criar constrangimento ao presidente eleito. É preciso que ele fique à vontade para fazer as escolhas. Não falar antes da hora só traz vantagens. Não frustra ninguém se não for escolhido, e, sendo escolhido é só alegria. É como uma convocação em Copa do Mundo.
Troca-troca
Outro boato que envolve o ex-prefeito é sobre uma possível troca de partido, ele sairia do PT e iria para uma sigla de centro, a fim de concorrer à Prefeitura em 2024 e se afastar do antipetismo. Novamente, Marcus Alexandre foi categórico: “Tudo especulação”, disse à coluna.
Similaridade
Outros acreanos que têm feito o mesmo movimento são Jorge Viana (PT) e Marina Silva (Rede), ambos cotados para o primeiro escalão do governo Lula. Enquanto o noticiário político especula sobre os cargos que a dupla pode ocupar, eles não fazem pressão externa. Estão deixando o presidente eleito à vontade para escolhê-los – ou não. Pelo menos publicamente.
Comemorou
Em passagem por São Paulo, a ex-prefeita de Rio Branco e deputada federal eleita, Socorro Neri (PP), comemorou a vitória da seleção brasileira ontem ao lado do casal Sérgio Moro (UB) e Rosângela Moro (UB). O primeiro, senador eleito pelo Paraná, e a segunda, deputada federal eleita por São Paulo. Neri postou o registro fotográfico com o casal nas redes sociais.
Caravana
Mas não é só a ex-prefeita que está em São Paulo. O deputado estadual reeleito, Fagner Calegário (Podemos) e a vereadora e deputada estadual eleita, Michelle Melo (PDT), também estão em terras paulistas. O trio está participando do curso “Gestão Estratégica de Mandatos” promovido pelo RenovaBR.
MDB
Está definido quem é o novo presidente do MDB de Rio Branco: o vereador Emerson Jarude. Candidato único a presidente da executiva municipal do partido, o vereador e deputado estadual eleito levou a disputa na última segunda-feira (5) e vai presidir a legenda pelos próximos dois anos, ou seja, terá o comando da sigla nas eleições municipais de 2024.
Autoviabilização
Com a presidência do partido no seu colo, Jarude só não é candidato a prefeito da capital em 2024 se não quiser. Resta a ele avaliar o cenário daqui pra lá e ponderar se sua candidatura é viável ou não.
PEC
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, CCJ, analisa nesta terça-feira (6) a PEC da Transição. A proposta é para que o Bolsa Família seja pago fora do teto de gastos públicos. O senador Alexandre Silveira (PSD-MG) é o relator da PEC, que precisa passar pela CCJ para só então ser analisada pelo plenário do Senado.
Oposição
Quem deve se posicionar contra a PEC é o senador pelo Acre, Marcio Bittar (UB). Em entrevista recente à BandNews, Bittar disse que é a favor do estouro do teto para pagar os programas sociais, mas quer que o governo eleito apresente de onde serão retirados esses recursos. Como isso não deve acontecer, o voto de Bittar tende a ser contrário à PEC.