Surge “Mulateiro”, o mais novo grupo musical e artístico a se apresentar no Acre

De nome científico Calycophyllum spruceanum, da família das Rubiaceae, o chamado “Multeiro” é uma árvore de ocorrência no Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, sempre em matas de várzeas. Chega a atingir de 20 a 30 metros de altura e ter um tronco entre 30 e 40 centímetros de diâmetro.

O diferencial desta árvore é que, segundo o Árvores Brasileiras – Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil, de Harri Lorenzi; e o Informativo Técnico Rede de Sementes da Amazônia, Nº 6, 2004, de Marilene de Campos Almeida, da Universidade Federal do Acre, quando nova sua coloração é esverdeada e vai tornando-se pardacenta até chegar a um tom castanho-escuro.

Mas a mesma cor descama anualmente em longas tiras, renovando a própria casca e  deixando exposta uma camada interna, avermelhada. O aspecto liso do tronco dá a impressão de ter sido envernizado, quando a árvore passa então a produzir flores branco-esverdeadas e aromáticas.

Foi pensando nas características da árvore, mas também em sua resistência e beleza sutil de se renovar a cada ano, que um grupo de artistas acreanos, três músicos e uma cantora de Bossa Nova e MPB (Música Popular Brasileira), além de pagodes e temas regionais, resolveram se unir para formar um grupo musical que estreia oficialmente na noite desta sexta-feira (23), a partir das 19 horas, no “Sr Espeto”, localizado na Avenida Antônio da Rocha Viana 2585, Galeria América, em frente ao Residencial Castanheira.

O grupo é formado pelos músicas Duda (Pandeiro), Neyzão (Cavaquinho), Geraldo Roberto Aquino, o “Geraldinho” (Violão) e a cantora Lara Pontes, na voz. E breve, ao grupo deverá ser incorporado um músico de instrumentos de sopro.

Além dos músicos do grupo, as apresentações também deverão incorporar outros artistas locais. “Há um tempo essa turma vem se reunindo. Ultimamente estamos no Sr Espetto, que nos recebeu com muito carinho e respeito, acredito que hoje posso falar que temos uma parceria com esse lugar incrível, nós estamos lá todas as sextas”, disse Lara Pontes.

O repertório, de acordo coma artista, é um mix do melhor da musica brasileira como, samba, pagodes antigos, boleros, xotes, baião, bossas, samba-canção e canções de compositores acreanos. “Queremos se um grupo de acreanos raiz cantando coisas do Brasil”, definiu a cantora.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost