Com epicentro localizado a 157 quilômetros de profundidade a 37 km da cidade de Pucallpa, no Peru, o terremoto de magnitude 5,5 foi sentido no município do interior do Acre, em Cruzeiro do Sul, nesta quinta-feira (22).
A informação foi dada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor aconteceu por volta das 08h13, no horário do Acre. Devido a proximidade, a cidade acreana de Cruzeiro do Sul, a 206,5 km do epicentro, também sentiu o terremoto.
Magnitude 5,5
Magnitude é uma medida quantitativa do tamanho do terremoto, que está relacionada com a energia sísmica liberada no foco e também com a amplitude das ondas registradas pelos sismógrafos.
Já a intensidade é uma medida qualitativa que descreve os efeitos produzidos pelos terremotos em locais da superfície terrestre.
A magnitude é medida pela Escala Richter, de modo geral, podemos considerar que os abalos sísmicos acima de 6 podem ser considerados graves. Confira a seguir uma relação comparativa entre a intensidade dos terremotos e os seus efeitos:
Magnitude menor que 2: tremores captados apenas por sismógrafos;
Magnitude entre 2 e 4: impacto semelhante à passagem de um veículo grande e pesado;
Magnitude entre 4 e 6: quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis;
Magnitude entre 6 e 7: danos em edifícios e destruição de construções frágeis;
Magnitude entre 7 e 8: danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo;
Magnitude entre 8 e 9: destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções;
Magnitude maior que 9: destruição total com ondulações visíveis.