Atento
O deputado estadual reeleito, Fagner Calegário (Podemos), disse à coluna nesta sexta-feira (9) que ele e o seu partido estão atentos ao desenrolar das discussões sobre a eleição da nova Mesa Diretora da Aleac, que ocorre no próximo dia 1 de fevereiro, início da nova legislatura.
Esfriou
No entanto, segundo o deputado, a discussão esfriou. “A discussão da mesa deu uma esfriada. Mas eu acredito que é por conta desse momento de final de ano”, disse. A Copa do Mundo também deve ter entrado nessa conta do banho-maria.
Disputa
Calegário acredita que não haverá consenso para chapa única. Mas não descarta que isso ocorra mais pra frente. “Tudo indica que vai ter disputa. Mas isso não quer dizer que daqui a um mês isso não se resolva. Tudo vai depender da forma que for conduzido”, contou à coluna. Até o momento, os nomes colocados na disputa são os dos deputados Luiz Gonzaga (PSDB) e Luiz Tchê (PDT).
Tudo aberto
Sobre qual chapa o Podemos vai apoiar, o deputado disse que por enquanto está tudo aberto. “Nós estamos participando ativamente da discussão. Mas tudo vai depender, né? Nós temos interesse sim em participar da mesa. E a gente vai contribuir com a chapa que que nos enxergar”, finalizou.
MDB
Quem também está de olho na disputa é o MDB, inclusive com convite para integrar uma das chapas. “O Tchê tem manifestado o interesse em ter o MDB na vice-presidência. Vamos reunir os nossos deputados no MDB para decidir sobre isso”, informou à coluna o vereador de Rio Branco, deputado estadual eleito e recém-eleito presidente municipal da sigla, Emerson Jarude (MDB).
Composição
Se na chapa de Tchê, a vice-presidência pode ficar com o MDB, na chapa de Gonzaga, o vice já tem nome: Nicolau Junior (Progressistas), atual presidente da Casa e deputado mais votado do último pleito.
Ministros
O presidente eleito Lula (PT) fez o anúncio dos primeiros ministros de seu governo na manhã desta sexta (9). Cinco nomes foram anunciados:
Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), José Múcio Monteiro (Defesa), Flávio Dino (Justiça) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).
Nordeste
O que chama atenção nesses primeiros nomes anunciados pelo pernambucano Lula é o domínio do Nordeste, que por coincidência foi a região que mais votou no petista. Dos cinco anunciados, três são nordestinos: José Múcio é pernambucano, Rui Costa é baiano e Dino é maranhense.
Pluralidade
Proposta de campanha de Lula, a pluralidade nos ministérios ainda não foi vista nesse primeiro momento, foram cinco homens brancos anunciados. No entanto, após o anúncio Lula garantiu que seu ministério será formado também por pessoas negras, por mulheres e por indígenas. Só nos resta aguardar pra ver.
Sem feriado
Com a derrota da seleção brasileira para a Croácia nesta sexta, acabaram-se os “feriados” em dia de jogos. Eram mais dois que estavam no calendário e agora precisam ser riscados. Uma pena.