Pimenta: a violência contra as mulheres e o machismo na política acreana

Na última sexta-feira (27), foi noticiado com exclusividade pelo o ContilNet, o caso de agressão verbal e ameaças de violência física contra a vereadora Eliane Abreu (PP), deferido pelo também vereador José Gilvan (PCdoB) durante uma sessão extraordinária no município do Bujari. Não é de hoje que as mulheres encontram grandes dificuldades em ocupar espaços de poder, serem eleitas ou ter voz ativa nas tomadas de decisões políticas.

Mulheres e a política

Vivemos um momento de vigor do feminismo, por isso não é surpresa os discursos de ódio nos últimos anos que tentam abafar as vozes das mulheres. Nas eleições de 2022, tivemos diversos exemplos, é o caso da candidata ao Senado, Marcia Bittar (PL), a vice-governadora Mailza Gomes (PP) e a candidata ao governo, Mara Rocha (MDB). Todas foram vítimas de violência propagadas pelo machismo existente na política.

Falando em mulheres…

Quem anda reclusa e passando por um período sabático é a deputada Antônia Sales (MDB), pensativa com os resultados da última eleição.

Jéssica Sales

Ao contrário, sua filha a ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB), já anda espalhando aos quatro cantos a sua intenção pela capital do Juruá. Segundo informações está em 1° lugar nas pesquisas.

Promessa de transparência

Segundo apurado por esta coluna, o deputado estadual eleito, Emerson Jarude (MDB), já prometeu divulgar todas as regalias dos seus futuros colegas deputados. Tem parlamentar que já está perdendo o sono.

Tem moral

Fiel escudeiro do 01, o prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno (PP) dá até ordens nos secretários do estado. Também com um altar que tem em seu gabinete adorando o soberano, não poderia ser para menos. Só cuidado para não arrumar inimigos.

Nem pintado!

O secretário Luis Tchê quer a volta de um certo diretor, ex-SEPA. O mesmo anda buscando apoio até do Papa para retornar à secretaria.

E agora, Juvenal?

Até agora nada sobre os cargos do governo em Sena Madureira. Segundo informações obtidas, o secretário Alyson Bestene está no mato sem cachorro. Se nomear de um lado, tem que nomear do outro. E agora Juvenal?

Na princesinha do Acre

O grupo do deputado estadual Manoel Moraes (PP), ao que parece, indicará todos os cargos do governo do Estado em Xapuri. O deputado saiu como o grande vencedor nas eleições de 2022 no município, sendo o mais votado e fazendo com que sua deputada federal, Antônia Lúcia (Republicanos) também fosse.

Deixando as diferenças de lado

O governador Gladson Cameli (PP) tem sofrido duras críticas pelo simples gesto de ter agradado com diversos mimos regionais o presidente Lula (PT), durante um encontro em Brasília. Cameli postou o registro em suas redes sociais, o gesto não foi bem-visto por alguns. Agora pergunto: por qual motivo o governador não tentaria estreitar os laços junto ao Governo Federal? Em 2022, a dependência do Acre de Brasília, foi de 68%, esse ano esse percentual caminha para ser maior. Certo está Gladson em buscar essa proximidade e mostrar que está aberto ao diálogo em busca do melhor para o povo do Acre.

PUBLICIDADE