O médico e infectologista Tião Viana, usou as redes sociais nesta quinta-feira (05) para alertar sobre a nova variante Ômicron XBB 1.5, que de acordo com ele, “já é responsável por 40% dos casos de covid nos Estados Unidos”.
Ainda segundo o especialista, a variante também já é a causa dos últimos aumentos de casos na China.
Questionado por uma seguidora sobre a eficácia das vacinas contra a nova variante, Tião disse que os imunizantes protegem menos, “mas ajudam”. O médico informou ainda que uma vacina bivalente estaria sendo finalizada.
Situação no Brasil
No Brasil ainda não há registro de casos da nova variante. Entretanto, o Instituto Butantan, em novembro de 2022, detectou duas sublinhagens da Ômicron: a XBB.1 e a CK.2.1.1.
Até o momento, não se sabe muita coisa ainda sobre a XBB 1.5. O que cientistas dizem é que os sintomas dela são parecidos com o de cepas anteriores. A maioria das pessoas apresenta sintomas semelhantes aos do resfriado.
A XBB 1.5 evoluiu da variante XBB.1, que começou a circular no Reino Unido. Segundo especialistas, ela compromete a capacidade do organismo de se ligar às células, mas também consegue evitar a defesa imunológica. Portanto, a XBB 1.5 tem uma capacidade muito maior de se espalhar com mais facilidade.
De acordo com uma pesquisa do Imperial College London, a XBB 1.5 conseguiu encontrar maneiras de se evoluir rapidamente.
Para se ter uma ideia, em dezembro de 2022, apenas 4% dos casos de covid nos Estados Unidos eram causados pela XBB 1.5. Confirmando os dados apresentados por Tião, a estimativa é que atualmente, esse número seja de 40%, colocando a nova variante como a dominante no país.