Pimenta no Reino: Caim e Abel da política do Acre; entenda a polêmica

O Diário Oficial da última quarta-feira (01), trouxe mudanças no primeiro escalão da prefeitura de Mâncio Lima. De uma só canetada, o prefeito Isaac Lima (PT) exonerou três secretários. Segundo apurou esta coluna, seria consequências de uma briga do prefeito com o seu irmão, o ex-deputado estadual Jonas Lima (PT). Isaac apoiou Gladson, e Jonas, Jorge Viana.

Vingança

Os secretários exonerados da prefeitura, seriam indicações de Jonas, que contrariaram as diretrizes de Isaac Lima e foram de Viana para o governo nas eleições de 2022. Passada a eleição, Isasc se vingou.

Câmara Municipal

Foi empossada ontem (02), a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco. A eleição já tinha ocorrido em dezembro, quando o vereador Raimundo Neném (PSDB) foi eleito novo presidente da Casa, juntamente com a vereadora Lene Petecão (PSD), que foi eleita vice-presidente na chapa.

Os novos vereadores

Com a saída de Michele Melo (PDT), Emerson Jarude (MDB) e Adailton Cruz (PSB), que deixaram o mandato para assumir uma vaga na Aleac, assumiram no lugar, os vereadores Elzinha Mendonça (PSB), João Marcos Luz (MDB) e o estreante James do Lacem (PDT). Boa sorte aos novos vereadores!

Na ALEAC

Em clima pacífico e arrastando todo o secretariado junto, o governador Gladson Cameli (PP) se fez presente para a leitura da mensagem governamental para a abertura dos trabalhos da 16ª Legislatura. Cameli disse ainda não ter arrependimentos de ter apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que as eleições passaram, agora é hora de governar.

Dias contados

Informações que chegaram a esta coluna, afirmam que um certo secretário do primeiro escalão do governo Gladson, que detém muito poder nas mãos, está com os seus dias contados e já teria um substituto no gatilho. Será mesmo?

Bocalom 2024

Se concretizar de fato o apoio do governador Gladson Cameli (PP) à deputada federal Socorro Nei (PP) para a disputa da Prefeitura de Rio Branco em 2024, o atual prefeito Tião Bocalom (PP) naturalmente terá que procurar outro partido para concorrer a reeleição. Isso não será problema, visto que o senador Marcio Bittar (UB) já teria feito o convite para que Bocalom fosse para o Partido Liberal, que está sob seu comando no Acre.

Presumível 

Bocalom indo para o PL de Bittar, e disputando a reeleição, provável que o senador indique o vice da chapa. Façam suas apostas!

Reforma

Nos bastidores da política, falam que o prefeito de Rio Branco esteja planejando uma nova reforma administrativa que poderá comportar mais gente dentro da prefeitura.

Alan, o escolhido

O senador Alan Rick (UB) foi escolhido com unanimidade para liderar a bancada federal no Acre, tendo como principal cabo eleitoral, o senador Marcio Bittar (UB).

Placar: Lula 4 x 0 Bolsonaro

Assim definiu o ex-senador Sibá Machado sobre a vitória de Rodrigo Pacheco (PSD) a presidência do Senado Federal. Em um vídeo postado em suas redes sociais, diretamente do plenário daquela Casa Legislativa. Sibá disse: ‘’Venceu no primeiro turno, venceu Bolsonaro no segundo turno, foi fragorosa a tentativa de golpe que o ex-presidente tentou contra Lula no dia 08 de janeiro e a eleição do presidente do Senado foi a quarta vitória de Lula sobre Bolsonaro’’.

Esqueceram de mim

Informações que chegam de Brasília, dizem que as nomeações para a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) presidida pelo ex-senador Jorge Viana (PT), já estariam sendo feitas, mas Viana estaria esquecendo dos seus companheiros do Acre.

Vai se resolver

Essa é uma briga que vai terminar com todos com sorriso de orelha a orelha. Jorge Viana é  raposa velha, e saberá muito bem acomodar seus companheiros.

Esteio forte

Chefe da Casa Civil, Jhonatan Donadoni acompanhou o governador Gladson Cameli ontem na solenidade de abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa.  Donadoni é um de esteios mais fortes do governo. Tem desatado muito nó cego.

Gene Diniz

Quem estava ontem muito animado na Aleac era o deputado Gene Diniz. Está  se preparando para fortalecer seu grupo em Sena para a próxima disputa municipal.

Pagando pra ver

Um aliado do prefeito Mazinho Serafim disse ontem à coluna que o candidato da prefeitura de Sena nas eleições de 2026 será o secretário Cirleudo Alencar. “Se não for ele, será o Danielzinho. Anota aí”.

Mãozada

A coluna quis saber do aliado como ficaria a situação do vereador Alípio, a quem Mazinho Serafim prometeu apoio para ser seu sucessor. “Vai ser candidato a reeleição. E se frescar muito pega uma mãozada no pé da lata.”

Nilsão

A mesma fonte continuou. “Anote aí também: Nilson Areal está calado, mas se decidir ser candidato a prefeito,  não tem quem tome a prefeitura prefeitura dele”.

PUBLICIDADE