Pimenta: que comecem os trabalhos, os bastidores das posses no Acre e em Brasília

Aconteceu ontem a cerimônia de posse dos vinte e quatro deputados estaduais eleitos, os oito deputados federais e um senador da República. Os holofotes se dividiam entre Brasília e Rio Branco. O governador Gladson Cameli não se fez presente na posse do legislativo e não revelou os motivos da ausência. Para Brasília enviou a vice-governadora Mailza Assis para representá-lo e na ALEAC, seu secretário da casa civil, Jonathan Donadoni.

Na Assembleia Legislativa o clima era amigável e aparentemente sem tensões, o fato de o governador não ter ido prestigiar a cerimônia não gerou burburinhos, nem surpresas já que um dia antes jantou com os parlamentares que serão base do governo.

Mesa definida

Sem surpresas, o deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) foi eleito em chapa única para presidir a casa na 16° legislatura. Desejo boa sorte ao deputado e aos demais da mesa diretora eleita.

As damas de ferro

Quero aqui enaltecer as três únicas mulheres no parlamento. As deputadas Michelle Melo (PDT), Maria Antônia (PP) e Antônia Sales (MDB). A política precisa e deve ser assunto de mulher. Ainda é comum que políticas mulheres ocupem posições de pouco destaque, virando assim alvos de ataques de conteúdo machista quando se sobressaem. Por mais mulheres na política!

Presenças Ilustres

Algumas figuras ilustres prestigiaram a cerimônia de posse dos deputados estaduais. Entre elas, a ex-primeira-dama Ana Paula Cameli, desfilando sua beleza e estilo na companhia do seu irmão, o Secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto. A vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão (PSD), a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, os ex-deputados Fernando Mello e Eduardo Farias, o ex-vereador de Rio Branco, Marcio Batista, o ex deputado estadual Vagner Sales e o procurador-geral de Justiça do Acre, Danilo Lovisaro.

Pablo Bregense

Natural de Sena Madureira, mas com vínculos políticos fortes em Plácido de Castro, o deputado eleito rasgou elogios à indicação da deputada estadual Michelle Melo (PDT) para a liderança do governo na ALEAC. Michelle também possui raízes políticas em Plácido de Castro. Será que teremos as junções destas duas potências políticas para as eleições municipais de 2024? Te cuida MALVADÃO.

Clodoaldo Rodrigues

Da vila Santa Rosa, em Cruzeiro do Sul, ele foi ex-vereador e ex-prefeito do município. O agora deputado estadual eleito Clodoaldo Rodrigues (Republicanos) foi o 6° mais votado para a ALEAC. Clodoaldo faz uma política pé no chão e pelo que vimos, tem força política no Juruá. O seu gabinete principal será montado em Cruzeiro do Sul para receber as demandas da população, uma promessa de campanha de muitos políticos daquela região que passaram pela Casa do povo, mas não cumpriram o combinado com a população.

Será um sinal?

Durante a posse em vídeo publicado nas redes sociais, um certo deputado estadual eleito agradeceu a todo mundo, menos ao seu criador. Criatura querendo engolir o criador?

Câmara Federal

Com uma votação digna, Lira conseguiu 464 votos após reunir apoio de partidos de diferentes posições políticas. O deputado é um dos principais articuladores políticos do Centrão e conseguiu, nesta eleição, fazer alianças com partidos de posições políticas diferentes, como o PL e o PT.

Senado Federal

Para a alegria do presidente Lula (PT), Rodrigo Pacheco (PSD) foi reeleito presidente do Senado Federal. Rogério Marinho (PL), ficou em segundo lugar no páreo. Lula já pode dormir tranquilo.

Águas passadas

Esperava-se um clima tenso e indiferente entre o senador eleito Alan Rick (UB) e seu correligionário, o senador Marcio Bittar (UB). Tudo caiu por terra quando os dois se encontraram na plenária do Senado Federal, abraços, cumprimentos e até mesmo Marcio pedindo votos para que Alan fosse eleito o líder da bancada do Acre. Parece que as disputas e a rivalidade são águas passadas.

Zezinho Barbary, o novo leão do Juruá?

O deputado federal Zezinho Barbary (PP), esbanjou simpatia e alegria durante a posse. Prometeu fazer a diferença. Barbary consolida sua força política no Juruá, tomou espaços que antes pertenciam ao Clã Sales. Resta saber se fará um mandato a altura de sua principal concorrente em 2022, a ex-deputada Jéssica Sales (MDB).

Fã ou Hater?

Segundo informações apuradas pela pimenta, um certo deputado federal eleito, teria tecido inúmeras críticas à sua principal concorrente durante a campanha eleitoral. Agora que se elegeu, tomou toda a equipe de gabinete da ex-deputada que saiu derrotada no pleito de 2022.

Futuro deputado

O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (UB) estava parecendo deputado federal, faceiro e muito articulado, circulando em todos os grandes nomes nacionais, posando para fotos com várias personalidades fortes da política. Será que vem aí Mazinho candidato a federal em 2026?

O secretário excluído

Por sua linha de trabalho, é conhecido por ser resolutivo, ficou excluído do grupo do governo em Brasília, ouvi boatos que nem chamado para um almoço foi. Mas enfim ele pode tudo, só não perder a preferência do 01. Que aliás continua em alta.

Esbanjando simpatia

A vice-governadora Mailza Assis foi destaque durante a posse, com sua elegância e simplicidade vai conquistando seu espaço. É muito querida e retêm a simpatia de todos. Afinal é por isso que está, onde está, conservou sua humildade.

Presenças Vips

Em Brasília, também participaram da posse figuras importantes do nosso estado. Os secretários de Estado Cirleudo Alencar e Petrônio Antunes, a Secretária Adjunta da Mulher, Mardhia El Shawwa, a ex porta voz do governo, Mirla Miranda, o pecuarista Zé Lopes e sua noiva Sofia Brunetta, o ex-vice prefeito de Sena Madureira, Jairo Cassiano, o ex-candidato a deputado estadual, Francineudo Costa e o empresário Ricardo Leite.

PUBLICIDADE