Crianças indígenas são transferidas para hospital após surto de síndrome respiratória em aldeia

Dentre os pacientes, estão quatro crianças indígenas da aldeia

Cinco indígenas da aldeia Apiwtxa, localizada no Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, foram transferidos para o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, por conta de um surto de síndrome respiratória aguda. Os pacientes são da etnia Ashaninka.

A transferência aconteceu na última quarta-feira (21). Dentre os pacientes, estão quatro crianças indígenas da aldeia Apiwtxa, com idades de 1 mês, 3 meses, 9 meses e 1 ano.

A aldeida Apiwtxa fica localizada no Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo. Foto: Reprodução

Uma equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do alto Juruá está acompanhando e monitorando a situação desde a última segunda-feira (19). Foram disponibilizadas viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a aeronave do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Segundo o secretário de Saúde de Marechal Thaumaturgo, Maricelso Firmino, a procura por atendimento na unidade mista do município por conta do surto que afeta a região. Vale destacar que mais de 12 mil pessoas já foram vacinadas contra a influenza, o que representa cerca de 80% da população do município.

PUBLICIDADE