A jornalista Silvânia Pinheiro lançou o livro “Discurso midiático sobre o indígena na cidade”, na noite desta sexta-feira (11) no Espaço Kaxinawá, em Rio Branco.
A obra foi fruto de sua pesquisa acadêmica do mestrado em Letras: Linguagem Identidade, da Universidade Federal do Acre (UFAC) e tem como recorte a cidade de Sena Madureira.
Estavam presentes no evento de lançamento, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o secretário de governo, Alysson Bestene, a secretária extraordinária dos povos indígenas, Francisca Arara, além de lideranças indígenas, amigos e familiares da escritora.
O livro carrega uma abordagem crítica sobre a presença de indígenas nas sociedades urbanas, levando em conta suas vivências e o fato de que o tema vem sendo cada vez mais debatido nos discursos midiáticos contemporâneos.
Silvania é mestre em Letras: linguagem e identidade, pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e especialista em assessoria de imprensa e marketing político. A autora destacou que o livro nasceu de uma pesquisa a qual dedicou dois anos de estudos, buscando desconstruir sua visão jornalística estereotipada da mensagem midiática sobre o indígena na cidade.
Veja fotos do evento tiradas por Diego Gurgel e Neto Lucena: