27 de abril de 2024

Para te ajudar na cozinha: entenda o que é e como fazer o ‘Mise en place’

A Coluna Circuito Gastronômico te apresenta uma prática para facilitar na hora de cozinhar

Mise en place é um termo de origem francesa que significa “posto em ordem” e mesmo que ainda não o conheça com essa denominação, se você ver vídeos de receitas na internet com certeza você já viu uma.

Sabe aqueles vídeos que você vê todos os ingredientes picados, moídos, pesados e processados antes de iniciar o preparo da receita? Pois é aquilo é uma mise en place (pronuncia-se “miz an plas”)  que também pode ser chamado de pré-preparo.

Fazer a mise en place não é apenas uma forma de organizar o processo de confecção de um prato, mas uma etapa super importante para o sucesso da receita.

Já começou uma receita e só lá pela metade dos processos descobriu que não tinha um ingrediente essencial na sua dispensa? Tenho certeza que sim, porque eu mesma já passei muito por isso. Outro incidente clássico é queimar alguma coisa por estar fazendo várias etapas da preparação ao mesmo tempo. Pois o mise en place é a solução para todos esses problemas, e nem adianta vir falar que suja muita louça, pois a dor de cabeça que vai te poupar e o tempo que você vai ganhar após iniciar a sua preparação compensam muito.

Então vai aqui um passo a passo super prático que achamos na cozinha técnica, para evitar problemas, organizar a cozinhar e poupar tempo:

  1.     Leia toda a receita (não pule nenhum trecho!)
  2.     Cheque se você possui os ingredientes e aparatos necessários (se não tiver, faça uma lista e boas compras)
  3.     Verifique detalhes na receita, como tempo de preaquecimento do forno, tempo de geladeira etc
  4.     Coloque os utensílios e aparelhos na sua bancada
  5.     Separe os ingredientes já na quantidade certa em bowls individuais (se tiver itens de geladeira, volte com o bowl para o ambiente resfriado)
  6.     Descasque, pique, rale, esprema o que for necessário
  7.     Distribua o material na bancada de acordo com a ordem da utilização
  8.     Mãos à obra!

Aprendemos a fazer mise en place nas aulas de gastronomia, era obrigatório antes de qualquer preparação e se você visitar as cozinhas de grandes restaurantes vai ver que é uma prática essencial por lá. Vai por mim, coloca o pré-preparo na sua vida e depois pode vir me agradecer.

Confere lá no insta o nosso video sobre mise en place:

Gostou dessa dica? O que mais você quer ver por aqui? Para mais conteúdos como esse, sigam o @circuitogastronomic no instagram. Lá você confere receitas, dicas, curiosidades e muito mais, com novidades toda semana.

@circuitogastronomic

@eduardopaulinol

@tatianecl

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost