29 de maio de 2024

O alívio de se sentir imperfeito; veja no artigo da colunista Maysa Bezerra

A pressão para ser perfeito está em todos os lugares

O Alívio de se sentir Imperfeito

Você já parou para pensar na pressão que é viver em um mundo obcecado pela perfeição? A busca constante por ser impecável pode ser cansativa e desgastante. No entanto, o alívio de se sentir imperfeito é uma jornada de autodescoberta que nos permite abraçar nossas imperfeições e encontrar a verdadeira felicidade.

A pressão para ser perfeito está em todos os lugares. Redes sociais exibem vidas aparentemente imaculadas, revistas mostram corpos retocados digitalmente, nas empresas, mostra-se executivos que não erram jamais, e muitas vezes nos sentimos inseguros e inadequados. No entanto, é importante lembrar que a perfeição é uma ilusão, e a busca incessante por ela pode ser prejudicial à nossa saúde mental.

Rubens Alves uma vez disse: “A busca pela perfeição é uma corrida sem linha de chegada”. E que verdade há nessas palavras! Essa busca interminável só nos leva a frustrações e insatisfações constantes.

Muitas pessoas buscam ajuda nas terapias para lidar com essa pressão. Segundo Ana Maria Rossi, renomada psicóloga, “A aceitação de nossas imperfeições é o primeiro passo para uma vida mais saudável e feliz”. É um lembrete poderoso de que ser imperfeito é uma parte fundamental de nossa humanidade.

Vou compartilhar uma parábola que ilustra esse conceito:

“Havia um pintor que passou a vida inteira em busca da pintura perfeita. Ele pintou inúmeras telas, mas nunca estava satisfeito. Um dia, enquanto caminhava pela floresta, viu uma borboleta de asas manchadas, aparentemente imperfeita. Intrigado, decidiu pintá-la. Ao finalizar a pintura, percebeu que a imperfeição da borboleta era o que a tornava única e bela. Ele finalmente entendeu que a perfeição não existe, e a beleza está nas imperfeições”.

Assim como o pintor, todos nós podemos encontrar alívio ao abraçar nossas imperfeições. Quando nos permitimos ser falíveis, estamos livres para crescer, aprender e encontrar a verdadeira felicidade. Não se trata de desistir da melhoria pessoal, mas de aceitar que a imperfeição faz parte do nosso ser.

Portanto, querido leitor, lembre-se de que você é humano e, como tal, é naturalmente imperfeito. Não deixe que a busca pela perfeição o impeça de desfrutar da vida e de se aceitar como você é. O alívio de se sentir imperfeito é o caminho para uma vida mais plena e autêntica. Abraçar suas imperfeições é o verdadeiro segredo da felicidade.

Olhe para o alvo.

Maysa Bezerra

Coach e Escritora

Colunista Maysa Bezerra

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost