21 de fevereiro de 2024

Campeonato de base de Cruzeiro do Sul atrai clubes da capital em busca de jovens talentos do futebol

 

Idealizado pelo prefeito Zequinha Lima em conjunto com sua equipe da área de esportes,  o Campeonato das categorias de base de Cruzeiro do Sul que vem sendo realizado pela prefeitura, vem despertando o interesse de representantes de clubes do futebol acreano, que estão em busca de novos talentos no esporte.

A competição organizada através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer-SEMEDEL, por meio da Diretoria de Esportes, serve como peneira para os jovens atletas, e tem atraído observadores e técnicos de clubes dentro e fora do município. Como Léo Raches, diretor do Santa Cruz Acre, clube da capital, Rio Branco, que está na cidade para acompanhar a semifinal da categoria Sub-15, que acontece nesta segunda-feira, 27. De acordo com Raches, a iniciativa da prefeitura em realizar a competição é muito importante, pois o esporte é a ferramenta mais eficaz de inserção social.

“O esporte é umas das ferramentas para promover mudanças sociais e educacionais na sociedade. Então, independente do rendimento, se o atleta vai ou não se profissionalizar, esse trabalho que a prefeitura está realizando no futebol de base,  é super importante pois é um instrumento de transformação na vida dessas crianças. Estamos em busca de talentos e parabenizo a prefeitura”,  declarou o treinador.

Além da busca por novos jogadores, segundo Léo, a visita tem o objetivo de firmar parcerias com o município. “A gente veio observar a semifinal e ao mesmo tempo conhecer a estrutura da competição. Também estamos aqui, junto com o secretário de Educação, Edvaldo, buscando estreitar esses laços e futuramente firmarmos parcerias”, disse.

Para o secretário municipal de Educação, Edvaldo Gomes, mais do que descobrir talentos, a competição visa promover a inclusão e oferecer oportunidades de educação e profissionalização das crianças e jovens de Cruzeiro do Sul.

“O esporte contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais. Com estas competições, conseguimos direcionar a energia dos alunos, que muitas vezes nessa idade podem ser mais energéticos para o esporte, contribuindo pra esse desenvolvimento integral deles, além de gerar oportunidades para nossos atletas locais, proporcionando para eles o sonho de se tornarem jogadores de futebol profissional”, pontuou.

Raffaine Andrade, diretor de Esportes da Semedel, destacou o pioneirismo da prefeitura no desenvolvimento do futebol de base. “O torneio é um projeto inovador idealizado pela Prefeitura que tem atraído os olhares do público e dos clubes da Capital. Hoje estamos recebendo o Leo para que ele possa ver os talentos do futebol cruzeirense em ação e assim sondar atletas.  Estamos sempre abertos a parcerias, como no caso do Santa Cruz, e com outros clubes. Cruzeiro do Sul já se destaca como pioneiro nessa empreitada”, destacou.

O Campeonato Cruzeirense das categorias de base teve início no dia 21 de outubro de 2023 e conta com 28 equipes, distribuídas em 4 categorias, Sub -11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Ao todo, cerca de 650 pessoas participam do evento entre atletas e comissão técnica.

Abrir novas oportunidades para os jovens talentos do futebol cruzeirense foi um dos objetivos previstos para a realização do campeonato.

“Estamos investindo no futebol de base das escolinhas de Cruzeiro do Sul. O campeonato deste ano é o primeiro das categorias de base, que abrange jovens de 11 a 17 anos. Aqui, o torneio marca o início destes jovens e crianças que representam o futuro do futebol”, disse o prefeirto Zequinha LIma por ocasião na abertura do campeonato.

PUBLICIDADE