21 de abril de 2024

Atenção, condutor do Acre! Veja como conseguir isenção de IPVA para motocicletas

Para ter acesso a essa isenção, o proprietário do veículo deve se deslocar até ao Núcleo da Secretaria da Fazenda (Sefaz)

Poucos sabem, mas em determinados casos, o dono do automóvel tem direito à isenção do imposto. As regras variam de acordo com a legislação de cada estado. No Acre, os condutores de veículos com mais de 20 anos de fabricação, não precisam pagar o imposto.

A Lei complementar Estadual n° 114/02, garante ainda a isenção em casos de saúde, para pessoas com deficiência física, visual, mental, autismo ou doença grave.

Medida foi aprovada pelo governador Gladson Cameli no ano passado/Reprodução

Uma mudança recente na lei também garante a isenção do imposto para motocicletas com até 170 cilindradas, desde que pertencentes a pessoa que não possua mais de um veículo registrado em seu nome.

VEJA TAMBÉM: Saiba quais veículos estão isentos de pagar IPVA no Acre em 2024 e confira calendário

Além disso, a decisão também beneficiou uma categoria importante no estado: a dos mototaxistas.

“Hoje eles [mototaxistas] já tem isenção do ICMS na aquisição da motocicleta. Agora também vão poder contar com a isenção no IPVA anual que precisa fazer o licenciamento junto ao Detran”, disse na época, ao ContilNet, o secretário adjunto da Receita Estadual, Clóvis Gomes.

Porém, esse benefício não será automático. Para ter acesso a essa isenção, o proprietário do veículo deve se deslocar até ao Núcleo da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu município, com o documento do veículo e documento de identificação.

Além disso, o condutor não deve ter outro veículo em seu nome para conseguir a isenção. Em Rio Branco, o Núcleo da Sefaz fica localizado na Av. Getúlio Vargas, 1215, Bosque.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost