20 de abril de 2024

LoL: veja tier list dos melhores campeões por rota em 2024

No início da temporada 2024, com o patch 14.1, confira os dez personagens e itens que têm dominado as filas ranqueadas do League of Legends

temporada 2024 do League of Legends começou com a introdução do patch 14.1, posteriormente atualizado com o hotfix 14.1b. O MOBA da Riot Games passou por mudanças significativas em Summoner’s Rift, o terreno de batalha do game, e nos itens, além da introdução de novos monstros, o que tem mexido com a jogabilidade. O ge preparou uma lista com os dez campeões que ganharam destaque com a chegada de novas builds.

Os dados utilizados pela reportagem são do site “LoLalytics”, que disponibiliza métricas relacionadas ao jogo, como taxa de vitória de campeões, porcentagem de escolha e banimentos dos personagens, melhores itens e outras. O texto tem como base os patches 14.1 e 14.1b.

Arte de divulgação da temporada 2024 — Foto: Divulgação/Riot Games

Arte de divulgação da temporada 2024 — Foto: Divulgação/Riot Games

Topo

Aatrox

Quando no meta, Aatrox é sempre um problema para os adversários, seja pela alta cura que recebe com habilidades e itens ou pelo dano que causa a quem não desvia da área crítica do “Q”.

Os fatores que trouxeram a “espada Darkin” de volta aos holofotes são dois itens que se tornaram importantes para o campeão.

O primeiro é “Céu Dividido”, que garante acerto crítico em um campeão inimigo, além de curar o usuário com base na vida perdida e no dano de ataque base. O tempo de recarga do item é relativamente baixo, porém pode ser diminuído com a utilização da runa “Caça ardilosa”, que concede Aceleração de Item ao eliminar campeões.

O segundo item é a “Lança de Shojin”, que reduz o tempo de recarga das habilidades, exceto da ultimate. Aatrox possui 51,2% de taxa de vitória e 17,5% de banimentos nas filas ranqueadas.

Singed

A maior taxa de vitórias da rota superior pode surpreender alguns. Com 53,71%, Singed se isolou em primeiro. Isso se dá por conta da combinação de itens que já existiam no jogo, porém não podiam ser comprados em conjunto, já que ambos eram considerados “míticos” e só um era permitido por inventário.

“Tormento de Liandry” e “Criafendas” são um ótimo combo para Singed, que consegue utilizá-los ao máximo com o rastro de veneno, o permitindo continuar em combate por um longo tempo, o que aumenta o dano da passiva dos itens e o cura com Criafendas.

Selva

Master Yi

Master Yi é mais um campeão que se beneficiou com a chegada de novos itens ao LoL. O caçador há anos tem uma grande variedade de builds, podendo comprar resistência ou o dano bruto.

Nesta temporada, o clássico tem dado bons resultados aos jogadores, ou seja, itens que concedem velocidade de ataque e dano. Além dos mais óbvios, como a “Espada do Rei Destruído” e “Mata-Cráquens”, jogadores têm testado a “Hexoplaca Experimental”, que dá ao campeão velocidade de movimento e ataque após usar a habilidade ultimate, e a “Terminus”, que dá armadura e resistência mágica, além de penetração mágica e de armadura ao usuário quando ataca inimigos. Neste começo de temporada, Master Yi conta com 52% de taxa de vitória.

Ivern

O “Pai do Verde” é o selva com a maior taxa de vitória (53%) da primeira grande atualização do ano. O campeão sempre foi confiável para se ter no time por conta de seus escudos, atordoamentos e dano base da ultimate.

A versão que aposta em poder de habilidade que ficou popular em 2023 não é o que torna Ivern forte neste patch, e sim os itens de suporte. “Regenerador de Pedra Lunar”, “Redenção” e “Auronúcleo” estão entre os itens mais comprados pelos jogadores. O último citado é mais um dos novos adicionados pela Riot Games. A passiva dá cinco de poder de habilidade e aumento de 3% da cura e resistência de escudos a cada 100 de regeneração de mana base, que é adquirida em outros itens.

Meio

Ekko

Assassinos corpo a corpo que compram poder de habilidade têm se saído bem nas partidas ranqueadas. Ekko é um dos que se sobressaem e conseguem ter bastante impacto no mapa.

Além dos itens que já eram prioridade para o campeão, como “Explocinturão Hextec” e “Perdição de Lich”, é fácil achar o “Ápice da Tempestade” no inventário dos jogadores de Ekko. O item continua valendo a pena ao ser comprado, mesmo após os nerfs no dano da atualização 14.1b, especialmente aos campeões corpo a corpo que perderam menos atributos em relação aos com longo alcance. O campeão possui 52,74% de taxa de vitórias na rota do meio.

Fizz

Fizz recebeu nerfs diretos nas habilidades no patch 14.1b, porém isso não o impediu de ser o campeão com maior taxa de vitórias da rota do meio. Banido em cerca de 27% das partidas, Fizz ganha 53,22% dos jogos em que está presente.

Assim como Ekko, Fizz faz bom uso do Ápice da Tempestade, item mais importante da build. Outros que o ajudam a ser mais útil ao seu time são a Perdição de Lich e a “Ampulheta de Zhonyas”.

Atirador

Jinx

É difícil segurar uma Jinx nos estágios mais avançados de um jogo. A partir de três itens, são poucos os atiradores que conseguem ganhar uma luta em equipe como a campeã faz, depois de pegar um abate. Jinx não mudou muito a itemização nesta temporada, apesar de que, agora, “Chuva de Canivetes” é uma nova opção.

O time da campeã deve esperar que ela escale e ganhe ouro para que as batalhas sejam vencidas mais facilmente. Jinx tem 51,31% de taxa de vitórias e 9,52% de taxa de escolhas.

Seraphine

Embora Seraphine não seja uma atiradora de ofício, a cantora tem ganhando a maioria das partidas (54,23%) que disputa na posição. Parte disto tem a ver com uma nova estratégia de compartilhamento de ouro: os dois jogadores da rota inferior compram o item de suporte e revezam entre si para abater os minions e causar dano nos adversários, ambos se fortalecendo.

Mas não é obrigatório, pois Seraphine também pode jogar normalmente e construir um mix de poder de habilidade e suporte. Ela auxilia o time com cura e escudos nas lutas que acontecem no começo e no meio do jogo.

Além disso, ter um segundo suporte no time abre espaço para caçadores e topos com características mais agressivas, como Hecarim, Aatrox, Irelia e outros.

Suporte

Rakan

Com 52,57% de taxa de vitórias e presente em quase 10% das partidas, Rakan é um suporte que cumpre várias funções. Ele pode servir como fonte primária de engajamentos, pode acompanhar aliados ou simplesmente atuar defensivamente e desengajar ofensivas inimigas.

Suportes versáteis e úteis no começo do jogo estão sendo cada vez mais escolhidos por jogadores. O motivo é que as “Vastilarvas”, novo monstro neutro do LoL, são frequentemente disputadas pelos caçadores de ambos os times. Por surgirem logo após os cinco minutos de partida, qualquer vantagem numérica ajuda a garantir o objetivo.

Rakan tem o potencial de ajudar por ser bastante móvel e ter controle de grupo. Outro fator que deixa o campeão mais atrativo é que as mudanças no mapa podem trazer novos ângulos que inimigos não esperam por Rakan.

Maokai

Maokai suporte pode ser uma carta coringa interessante para se adicionar ao leque de campeões da rota inferior. Normalmente utilizado como tanque, Maokai ainda concede visão com suas mudas e possui no kit enraizamentos, empurrão e lentidão nas habilidades. A build mais vitoriosa é a padrão, com itens que garantem sobrevida e resistência. Maokai tem 54,35% de taxa de vitórias como suporte, a maior da lista.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost