Moradora se assusta ao encontrar jaguatirica em pé de mamão no quintal de casa

Após passar por exames que constataram que a jaguatirica estava saudável, ela foi solta em seu habitat

Moradora se assusta ao encontrar jaguatirica em pé de mamão no quintal de casa
Jaguatirica foi encontrada em pé de mamão em Campo Grande (MS) — Foto: Arquivo pessoal

A moradora Catarina Nolasco Martins, de 50 anos, recebeu uma visita diferente na tarde desta sexta-feira (5), em Campo Grande (MS): uma jaguatirica. O felino que parece uma onça pequena, invadiu o quintal de Catarina e subiu no pé de mamão.

Foi o cachorro da família que percebeu o animal exótico. A trabalhadora de serviços gerais disse que até achou a jaguatirica fofa e queria cuidar dela, mas a filha a alertou que apesar de bonito, o bicho pode ser perigoso.

“Um bichinho tão bonitinho. Minha irmã falou assim… recolhe o cachorrinho, porque ele come cachorro. Aí ficamos tudo fechados aqui dentro, com medo”, disse.

Jaguatirica subiu no pé de mamão de Catarina. — Foto: Vinícius Souza

Jaguatirica subiu no pé de mamão de Catarina. — Foto: Vinícius Souza

Catarina fez o protocolo recomendado pelas instituições de segurança. Não mexeu com o animal e acionou uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA), que foi até a residência para resgatá-la.

A tenente da PMA, Evne Parrella, explicou que após o resgate na casa de Catarina, a jaguatirica foi examinada e depois solta em uma área de reserva próxima de onde o animal foi encontrado.

“Nós temos uma policial veterinária e foi constatado que o animal estava em perfeitas condições, estava um pouco assustado porque estava dentro da residência. E assim que foi feita a captura, ela foi destinada para a área de reserva bem próxima, ali provavelmente tem outros animais da mesma espécie ali perto”, ressaltou.

De acordo com a especialista, nesta época do ano é mais comum que a população encontre animais silvestres, porque está na época de reprodução. Contudo, para cada espécie, existe um protocolo. No caso de dúvidas, o ideal é acionar a PMA pelo 190.

“Ideal é que não importune o animal. Se estiver dentro da residência, entrar em contato com o batalhão ambiental, que a gente vai fazer a captura e encaminhamento por Cras. Ou, talvez, dependendo da situação, a soltura”, completou.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.