Secretário especial de Lula vem ao Acre para realizar caravana federativa

Encontro serve para ouvir e resolver as demandas de estados e municípios

O secretário especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, deve vir ao Acre em fevereiro para mais uma rodada de caravanas federativas no país.

André Ceciliano, secretário especial do Governo Lula/Foto: Rafael Wallace/ALERJ

De acordo com o governo federal, o intuito das caravanas é ouvir as principais necessidades de gestores e da população e apresentar o cardápio de programas e ações do Governo Federal. Ao todo, em 2023, estiveram presentes representantes de 34 ministérios, que realizaram 17.326 atendimentos aos gestores municipais nas seis caravanas.

As caravanas foram necessárias, por exemplo, na criação do Novo PAC do Governo Lula, que destinou mais de R$ 26 bilhões para o Acre. A partir de parceria com a Casa Civil, a secretaria reuniu, classificou e qualificou as demandas dos governadores para o PAC dos estados.

O secretário André Ceciliano durante evento da Caravana Federativa na Bahia. Foto: SRI / Divulgação

“Se eu pudesse resumir as caravanas em uma palavra, diria resolutividade. Foi um exemplo propositivo e positivo, que tem visibilidade. Vamos fazer a próxima agora em fevereiro, no Acre, depois vamos ter Goiás, Amazonas”, disse Ceciliano.

Lula no Acre

Ainda não há informações sobre a vinda do presidente Lula na caravana federativa. Porém, o governo federal já liberou o credenciamento da imprensa para agendas presidenciais para 2024. O credenciamento para a capital Rio Branco, entre os meses de janeiro e fevereiro, data da caravana no Acre, já está disponível.

Além disso, por ser um encontro para alinhar ações entre o governo federal, estadual e municipal, há a possibilidade da presença do governador Gladson Cameli e do prefeito Tião Bocalom.

PUBLICIDADE