21 de abril de 2024

Reduzindo desmatamento por 10 meses, Acre não tem registro de área devastada em janeiro

Segundo o levantamento, a Amazônia teve uma área devastada de 79 km² em janeiro de 2024

De acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgados nesta quarta-feira (21), apontam que o desmatamento da floresta amazônica chegou a décimo mês consecutivo de redução nos índices de desmatamento.

Segundo o levantamento, a Amazônia teve uma área devastada de 79 km² em janeiro de 2024. No mesmo período do ano passado, esse índice foi de 198 km², ou seja, uma redução de 60%.

Acre é o estado da Amazônia Legal com menos alertas de desmatamento na 1ª quinzena de janeiro. (Foto: Alexandre Cruz-Noronha)

Em relação aos estados brasileiros, a partir das análises feitas por imagens de satélite, é possível ver que Roraima foi o estado com maior devastação em janeiro, com 32 km² devastados. A área representa 40% do total desmatado na região, no período.

O top 3 tem ainda Mato Grosso e Pará, com 19 km² e 14 km², respectivamente.

Em relação ao Acre, ao lado do Amapá, são os únicos estados da Amazônia Legal que ainda não tiveram registros de desmatamento em 2024.

Os dados do Imazon apontam ainda que todos os estados da Amazônia Legal registraram queda no desmatamento em relação ao ano anterior.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre já havia divulgado no mês passado que  o estado foi o que teve menos alertas de desmatamento na 1ª quinzena de janeiro em relação aos demais que compõem a Amazônia Legal, em comparação com o mesmo período de 2023.

CONFIRA: Acre é o estado da Amazônia Legal com menos alertas de desmatamento na 1ª quinzena de dezembro

O levantamento foi feito pelo Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma), gerido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e é baseado em dados disponibilizados pelo Sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O estudo apontou que de 1º a 19 de janeiro deste ano, o Acre ficou na primeira posição no ranking dos estados da Amazônia Legal com menor número de alertas de desmatamento.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost