Momento fofura: filhote de macaco-aranha nasce no parque Chico Mendes; FOTOS

"A reprodução dos animais sob cuidados humanos é um indicativo da qualidade do nosso trabalho" diz coordenadora do local

A família cresceu, e mais um Macaco-Aranha  (Ateles chamek) reside agora no parque Chico Mendes. O parto do animal ocorreu na quarta-feira (20). O tempo de gestação é de 230 dias e apenas um filhote da espécie nasce por vez.

A espécie é diurna e faz a maior parte das suas atividades durante o dia, se alimentam de frutos, folhas e animais invertebrados de pequeno porte, estando presentes nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, assim como nos países Peru e Bolívia. 

O filhote de macaco-aranha foi comemorado pela equipe do aprque/Foto: Assecom

Veterinário do parque, Talisson Filipe diz que eles estavam acompanhando a gestação, e que já sabiam que o nascimento estaria próximo. “Nosso trabalho foi observar, junto aos tratadores, para garantir que ela tivesse um parto tranquilo e sem complicações. Os animais sabem parir e só agimos em último caso. Com ela, não foi necessário e temos um bebê saudável no grupo”. 

A equipe veterinária ainda não sabe o sexo do animal, pois, de acordo com eles, o ideal é que o caçula fique próximo à família neste período inicial.

A coordenadora do parque Joseline Guimarães diz que ver os animais se reproduzindo é um atestado de qualidade do serviço feito na instituição. “A reprodução dos animais sob cuidados humanos é um indicativo da qualidade do nosso trabalho, como a alimentação, ambientação e saúde como um todo. Se os animais estão conseguindo se reproduzir, é um sinal de que estamos no caminho certo”, finaliza ela.

VEJA FOTOS:

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost